Mulheres Negras e Indígenas lançam carta aberta reivindicando direitos

Crédito: Fernanda Maia

O documento foi elaborado durante o “Encontro de Mulheres Negras Nordeste-Amazônia: Qual o nosso Projeto de Nação?” e conta com assinaturas de organizações negras e indígenas brasileiras, e outras organizações aliadas da luta antirracista

Ativistas, parlamentares e pré-candidatas negras e indígenas, reunidas no Encontro de Mulheres Negras Nordeste-Amazônia: Qual o nosso Projeto de Nação?, que aconteceu em Salvador (BA) entre os dias 7 e 9 de julho, elaboraram a Carta aberta à sociedade: Questões inegociáveis para mulheres negras e indígenas na disputa por poder.

A carta foi lançada ao público no dia 2 de agosto e está disponível no site do Odara – Instituto da Mulher Negra.

Crédito: Fernanda Maia

O documento é baseado nas demandas, aspectos e noções de acesso a direitos, poder e Bem Viver, discutidos durante o encontro, e que norteiam os caminhos para a garantia de condições de autodeterminação coletiva e autonomia cultural, econômica, política, tecnológica e territorial de mulheres negras e indígenas.

A carta se configura ainda como um marco histórico de renovação dos laços de irmandade e aliança estratégica entre mulheres negras e indígenas, e conta com assinaturas de organizações negras e indígenas brasileiras, e outras organizações aliadas da luta antirracista.

Além de pontuar as pautas consideradas inegociáveis, o documento amplia a ideia do que se entende por poder para além da representação em cargos administrativos e traz a perspectiva do Bem Viver como um ponto de partida para pensar e construir as estratégias políticas dos povos negros e indígenas:

Crédito: Fernanda Maia

“O Bem Viver é o paradigma da construção de futuro possível, construído no ontem e no agora, fortalecido a partir da aliança entre povos negros e indígenas, que propõem a dissolução do Estado brasileiro, a partir de um novo marco civilizatório, onde toda diversidade da sociedade brasileira será contemplada”, explica um trecho do documento.

O Encontro de Mulheres Negras Nordeste-Amazônia foi realizado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, através do Projeto Pretas no Poder: Participação Política, integrando a agenda coletiva de atividades da 10ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras no Poder, construindo o Bem Viver, com mesas e diálogos sobre participação política, projeto político centrado no Bem Viver, estratégias e compromissos mútuos entre os movimentos de mulheres negras e indígenas.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas