Afrolab fortalece feiras afro da Grande São Paulo

Afrolab. (Foto: Divulgação).

Com o objetivo de promover transformação social, o Afrolab, o programa de capacitação para empreendedores negros lançado em 2018, realizado pela PretaHub e responsável por impulsionar o afroempreendedorismo no Brasil, ganha a edição Afrolab Potência Afro, para capacitação de lideranças de feiras negras que já ocorrem em cinco cidades da Grande São Paulo.

O Afrolab é um projeto que reúne diferentes iniciativas de promoção de conhecimento e apoio ao empreendedorismo, com atividades de autoconhecimento, ciclos de imersão criativa, aprendizagem, cursos, workshops e realização de diversas iniciativas que promovem inovação, inventividade e networking, sem deixar de lado os aspectos técnicos fundamentais para criar e gerenciar um negócio.

De acordo com a pesquisa  “Dores e Amores dos Empreendedores Negros”, realizada pela Plano CDE em parceria com a PretaHub, pessoas pretas e pardas são mais da metade dos empreendedores do país – cerca de 51% dos brasileiros que tocam algum tipo de negócio.

Ao destacar a importância de uma pesquisa como essa, Mauricio Prado, diretor da Plano CDE, diz: ‘’Não havia um olhar sistemático para o empreendedorismo negro no Brasil com dados para que pudéssemos entender a situação desses empreendedores. O que nos chamou atenção neste estudo foi conseguir comprovar a heterogeneidade entre eles e identificamos três perfis: Necessidade, Vocação e Engajado. O primeiro, por ser negro enfrenta uma série de barreiras para acessar créditos, clientes e empresas que façam seu negócio crescer; o segundo, que tenta fugir do rótulo de empreendedor negro e temas como racismo; e o terceiro e muito valioso, que são aqueles que veem em seu negócio uma forma de luta antirracista, onde seus produtos e serviços tem a ver com a sua ancestralidade e encaram o afro empreendedorismo não só como trabalho, mas também como ação auto afirmativa.’’

A metodologia do Afrolab foi criada para ser compartilhada e ser uma ferramenta de transformação de empreendedores, dessa forma, em maio, na Casa PretaHub, foi realizada uma imersão com os representantes dos festivais, que vão ser responsáveis por replicar aos empreendedores locais, o conhecimento adquirido nas áreas como técnicas de vendas, negociação, marketing digital e gestão. Além das mentorias, desta formação, os participantes terão também uma imersão exclusiva de marketing digital e acesso a um pacote de serviços prestados por profissionais negros nas áreas de finanças, atendimento jurídico e psicológico que compõem o Bioma PretaHub.

Afrolab. (Foto: Divulgação).

O Afrolab Potência Afro foi e será realizado nos municípios conforme o seguinte cronograma:

05, 06 e 07 de agosto – Rio Claro, realizado pela Feira das Pretas

16, 18 e 19 de setembro – Piracicaba, realizado pelo AFROPIRA

23, 24 e 25 de setembro -Americana, realizado pelo AMERIAFRO

“Depois da pesquisa realizada pelo Plano CDE, construímos este projeto super especial com a JP Morgan. Já faz algum tempo que estamos pensando o quanto seria importante um calendário de eventos voltado ao público negro, que acontecesse durante todo o ano. Ao conhecer os organizadores de alguns destes festivais, entendi que poderíamos replicar a metodologia Afrolab para eles e para os empreendedores de suas regiões.  Ao todo, serão 100 empreendedores que terão acesso à metodologia e aos serviços prestados por profissionais negros que fazem parte do Bioma PretaHub. O primeiro Afrolab, realizado em Santos, foi promovido em parceria com o Festival A\, e foi emocionante conhecer a histórias das empreendedoras daquela região.” conta Adriana Barbosa, CEO da PretaHub.

Esta edição do projeto, conta com patrocínio da JP Morgan e parceria do Fundo Baobá, para desenvolver as lideranças dos festivais de empreendedores negros das cidades de Santos, Campinas, Rio Claro, Piracicaba e Americana.

”O empreendedorismo é um caminho viável para a geração de renda, sobretudo para pessoas que tentam equilibrar várias responsabilidades entre casa, família e outras. Apesar desta importância, o acesso à capacitação, de boa qualidade e gratuito, é muito difícil encontrar. O programa oferecido pela PretaHub, oferece tudo isso exclusivamente para os empreendedores negros, que encontram ainda mais desafios. Através do nosso apoio ao Afrolab, o JPMorgan contribui para uma economia e sociedade inclusiva.’’, comenta Jennifer Iverson, Global Philanthropy do JP Morgan, líder global em serviços financeiros, que oferece soluções às corporações, governos e instituições mais importantes do mundo em mais de 100 países.

Ao final, após a realização das feiras em suas respectivas cidades, estes festivais também estarão presentes no Festival Feira Preta, que acontece entre os dias 18 e 20 de novembro, no Memorial da América Latina. A ideia é iniciar um circuito de feiras afros em São Paulo, com um calendário anual de eventos voltados à população negra.

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