Inventoras que mudaram o mundo

Créditos: Reprodução da internet.

Assim como na matéria onde apresentei algumas mulheres que lutaram e marcaram a história (Guerreiras que mudaram o mundo), seguindo a linha de publicações do mês da mulher, conheça algumas inventoras que deram sua contribuição para a humanidade.

Mary Shelley

Imagem: Reprodução Internet.

Mary Shelley foi uma escritora britânica. A sua mais famosa obra é o clássico Frankenstein de 1818. O personagem é mundialmente famoso nos cenários da cultura literária e audiovisual, rendendo uma legião de fãs. O romance é considerado a primeira obra de ficção científica da história, mas poucos sabem que o gênero foi criado por uma mulher. Esse e outros escritos de Shelley são de fácil acesso atualmente por serem importantes clássicos da literatura.

Gloria Twine Chisum

Imagem: Reprodução Internet.

Gloria Twine Chisum é uma psicóloga experimental membro do conselho da American Psychological Association. Através de suas experiências, ela criou um óculos que escure automaticamente, usados por pilotos para evitar cegueira por acidente de trabalho.

Amalie Auguste Melitta Bentz

Imagem: Reprodução Internet.

Amalie Auguste Melitta Bentz foi a inventora do filtro de café. Nascida na Alemanha, Melitta Bentz criou o produto, por conta dos coadores de pano da época, feitos de linho, serem de difícil limpeza. Após fazer diversos experimentos, Amalie usou um papel dentro de um recipiente de latão, que tinha um furo na parte inferior. A partir da sua invenção, o café passou a ser feito mais rápido e sem resíduos do pó. Ela obteve a patente da invenção em junho de 1908 e passou a ser a primeira a produzir em série.

Chu Ming

Imagem: Reprodução Internet.

O tão conhecido orelhão, que apesar de escasso atualmente, é um ícone da brasileiridade, foi desenvolvido pela arquiteta Chu Ming. Ele foi desenvolvido em 1971, quando ela era chefe do Departamento de Projetos da Companhia Telefônica Brasileira. Modelos inspirados no orelhão original são encontrados em outros países pela América Latina.

Katharine Burr Blodgett 

Imagem: Reprodução Internet.

A primeira mulher a obter PhD em física pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, inventou o “vidro invisível”, produto usado em câmeras que revolucionou a industria do cinema. O primeiro filme a utilizar-lo foi “E o vento levou“,  de 1939, que ganhou vários prêmios no Oscar, incluindo de melhor fotografia.

Você sabia que todas essas coisas foram criadas por mulheres?

Siga a ANF para mais matérias como essa exaltando mulheres incríveis neste mês de luta!