Instituto Nacional de Metereologia prevê queda brusca na temperatura esta semana

Saiba como ajudar moradores em situação de rua e desabrigados, que são os mais atingidos pelo frio.

foto: site Razões para acreditar

O Instituto Nacional de Metereologia anunciou uma forte queda de temperatura esta semana, principalmente na região centro sul, começando nesta terça feira, e com o frio atingindo seu ápice na quinta feira. A massa de ar frio que se concentra fazendo com que as temperaturas despenquem se concentrará na região centro sul, mas chegará até o norte do país, sendo o nordeste será a região menos atingida.

Segundo as previsões, a frente fria que passa pela região sul no momento deve levar até quarta uma chuva volumosa para São Paulo, que está com umidade do ar na casa dos 25% nos últimos dias. Entre segunda e quarta também está prevista chuva para o Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas, estados que até agora estão com temperaturas altas, e que irão sentir a chegada do frio de maneira abrupta.

Como é sabido, não são todos que sentem essas variações da mesma maneira, sendo aqueles que vivem em situação de rua ou em casas com infraestrutura precária, os que mais sofrem com as alterações da temperatura. No mês passado, os termômetros de São Paulo chegaram a 6º C, registrando a madrugada mais fria dos últimos cinco anos, e segundo informações do Movimento Estadual dos Moradores em Situação de Rua, foram 7 mortes registradas.

A situação se torna ainda mais preocupante já que Julho costuma ser o mês mais frio do ano, e com o aceleramento do aquecimento global, as variações das temperaturas médias tem aumentado significativamente, com fortes picos de calor e picos de frio.

Na maioria das capitais existe um projeto da prefeitura de acolhimento para pessoas desabrigadas quando as temperaturas atingem 13º C ou menos, que é feito através do telefone 156, onde na ligação deve ser informado onde está a pessoa desabrigada para que um agente da prefeitura possa ir até o local.

Existem também as campanhas de agasalho e cobertores espalhadas pela cidade com diversos postos de arrecadação.

Confira alguns dos postos de arrecadação em diferentes regiões do país:

Paraná
https://www.sescpr.com.br/campanha-do-agasalho/onde-doar/

Outras regiões do Sul
https://ndmais.com.br/campanhadoagasalho/

Distrito Federal
https://www.cbm.df.gov.br/campanha-agasalho-solidario-2021/

São Paulo
https://prefeituradepoa.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/postos-agasalhos.pdf

https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/campanha-do-agasalho-tera-mais-de-40-postos-de-arrecadacao-em-santos/146597/

Rio de Janeiro
https://www.cruzvermelharj.org.br/campanhadoagasalho

São Paulo / Rio de Janeiro / Curitiba
https://www.exercitodoacoes.org.br/doacoes/pontos-de-coleta

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas