Game XP vai deixar saudades

Créditos Welligton Melo

Uma incrível Feira de Games com Parque de Diversão movimentou a Zona Oeste do Rio de Janeiro, é claro que estamos falando da famosa Game XP! Só deu Game XP nos feeds das Redes Sociais nos últimos dias. O Público alvo foram jovens, adolescentes e crianças. Famílias levaram seus filhos para experimentar de perto a realidade virtual e mergulhar de vez no mundo dos Games, por lá passaram mais de 90 mil pessoas do Brasil inteiro e o evento já está confirmadíssimo para 2020.

A Pernambucana Jacy Lopes de 29 anos, participou pela primeira vez da Game XP e por ser da geração 90’s contou um pouco da sua experiencia com o universo dos Games: “O mundo dos Games é um mundo que estou conhecendo mais a fundo agora, para mim é um sistema que está se desenvolvendo muito e tem muita gente sobrevivendo através do seu trabalho com jogos virtuais, mas tem a parte de pessoas que passam muito tempo jogando e eu não sei até que ponto pode ser saudável e aceitável.’’

Essa geração pós anos 2000 já nasceu conectada, não precisou usar internet discada e os Games já fazem parte de seus brinquedos desde cedo, cada vez mais os jogos estão fazendo parte da rotina das crianças que muitas vezes ficam horas e até mesmo passam noites em claro conectadas jogando, vemos crianças e até mesmo bebês manuseando Tablets e Smartphones, eles sabem acessar seus canais preferidos no YouTube e acessar Games.

Diante disso, alguns pais se questionam sobre esta geração e se incomodam com o fato de seus filhos estarem sempre online e brincando com seus amigos em uma realidade virtual, será isso um problema? Será que as nossas crianças perderam o gosto de brincar na rua e ter o contato com o mundo ‘’real’’ e o mais importante será que jogos online podem viciar a ponto de atrapalhar a rotina de uma criança e influenciar negativamente seus estudos?

Leandro Oliveira de 10 anos esteve na Game XP e quando questionado sobre o assunto ele disse: ‘’Eu acho que isso atrapalha um pouco nos estudos mas é muito bom para passar o tempo e se divertir, nenhum amigo meu foi prejudicado na escola até hoje por jogar. Eu e meus amigos brincamos na rua sempre, fazemos os dois’’.

Entretanto existem dados científicos que mostra que devemos tomar cuidado com o acesso, segunda a matéria da Revista VEJA publicada em janeiro de 2018, uso excessivo de jogos é matéria de saúde. Jogos de celular e computador que instigam o vício podem ter efeito similar ao abuso de drogas ou alcoolismo no cérebro infantil, revelou uma série de estudos realizados pela Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos.

No Reino Unido existe a primeira clínica de dependência em internet que tem tratado crianças e jovens que costumavam passar a noite inteira jogando, um dos principais sinais do vício, pais estão mandando seus filhos para a reabilitação a fim de ajudá-los a superar o vício em jogos e internet.

O mundo dos Games é maravilhoso, a tecnologia e a internet devem ser usadas a nosso favor porém com moderação, tudo em acesso faz mal e se você conhece alguém que já está chegando no limite ou se viu durante essa leitura, compartilhe a informação e use com precaução.