Evento online e gratuito: A importância do pensamento sobre as favelas

Favela da Rocinha _ foto: Marcella Saraceni

O evento “A importância do pensamento sobre as favelas”, acontecerá dia 29 de setembro, às 18h e será transmitido pelo Facebook e Youtube do Proprietas e pelo Youtube da Anpuh Brasil.

A ocasião visa proporcionar um debate sobre a recém lançada coletânea “Pensando as Favelas Cariocas”

Mais de 100 anos após seu surgimento, a favela continua a suscitar debates e paixões na sociedade, muitas vezes com seus moradores sendo responsabilizadas pelas mazelas na cidade.

Compreender a trajetória da favela carioca, as diferentes conjunturas, ações, programas, pensamentos e mobilizações que as envolvem é a proposta desse primeiro volume da coletânea “Pensando as Favelas Cariocas: História e questões urbanas”, organizada por Rafael Soares Gonçalves, Mario Brum e Mauro Amoroso.

Alguns dos temas levantados nesse livro, principalmente a permanência da favela como problema a ser resolvido, e antes disso, compreendido, serão debatidos por Paulo Knauss historiador e professor da UFF e Tainá de Paula, arquiteta e vereadora no Rio, mediado por Mario Brum (UERJ), um dos organizadores da coletânea.

“”Essa coletânea traz dois elementos importantes. Um é o papel da História como ciência, fundalmental afirmar isso no Brasil de hoje, para compreendermos as mudanças e as permanências que marcam a relação da sociedade com a favela ao longo da sua trajetória.
Outro ponto é o aumento da presença de moradores de favela na academia. O que se reflete nesse livro. São pessoas que conjugam o saber acadêmico e as suas experiências pessoais com contribuições mais complexas sobre o tema”, comenta o professor Mario Brum.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas