Da Maré ao Canindé: no mês da Consciência Negra Museu da Maré inaugura exposição em homenagem a Orosina Vieira e Carolina Maria de Jesus

A exposição “Dona Orosina Vieira e Carolina Maria de Jesus: Da Maré ao Canindé, inspiração para as periferias” é resultado do trabalho desenvolvido na roda de leitura que ocorre no Museu da Maré, desde agosto de 2013, com a participação de adolescentes de diversas comunidades do Complexo da Maré.

A exposição faz homenagem a duas mulheres negras: Orosina, uma das primeiras moradoras do Morro do Timbau na Maré; e Carolina, escritora e favelada.

No mês da Consciência Negra, queremos lembrar que 2014 marca os 20 anos de morte de D. Orosina e o centenário de nascimento de Carolina Maria de Jesus.

Não perca a Programação de Abertura em 21/11, sexta-feira, a partir das 14:00 no Museu da Maré! As atividades abaixo serão realizadas em parceria com PPGAS/UFRJ e IFRJ!

– 14:00 – Mesa redonda: A importância do ato de ler – o que nos ensina Carolina Maria de Jesus
– 14:30 – Exibição dos curtas
– 15:00 – Inauguração da exposição com visita guiada
– 15:30 – Sarau Literário
– 16:30 – Cine Carolina

Organização: Roda de Leitura Carolina Maria de Jesus

Coordenação: Miriane da Costa Peregrino

Participantes (Projeto FAPERJ): Alan Lira, Aline Macário, Aline de Moura, Carolina Martins, Everton Ramos, Fabricia Porto, Ingrid Roberta, Jailton Ferreira, Jeferson Luciano, Joyce Rodrigues, Lenon Felipe, Linyker Oliveira, Maria Emilia Vieira, Matheus Frazão, Matteus Costa, Raíza Barros, Wagner Belo, Vitória Lemos.

Exposição Temporária: Da Maré ao Canindé, inspiração para as periferias
Período: 21/11/14 ~ 31/01/15
Horário: De terça a sábado, das 09:00 às 18:00
Local: Galeria