Covid-19: as técnicas de comunicação usadas por Bolsonaro

As técnicas de comunicação usadas por Bolsonaro
Imagem: Reprodução/Presidente Jair Bolsonaro, em transmissão ao vivo pelas redes sociais

Em um bate-papo com a cineasta Ynaê Cortez, ela analisa as técnicas de comunicação usadas por Bolsonaro, especialmente nesse momento de pandemia e compara com seu filme “Princípio” que mostra as formas nazistas de propaganda em massa.

ANF: Como você percebe a relação do seu filme com a atuação do Governo brasileiro nessa crise do coronavírus?

As técnicas de comunicação usadas por Bolsonaro
Ministro da Propaganda Nazista

Ynaê Cortez: O filme Princípio passa no período eleitoral. Faz uma analise das técnicas de comunicação usadas por Bolsonaro para vencer as eleições com as técnicas desenvolvidas por Goebbels. São estratégias de comunicação que continuam sendo usadas pelo mandato Bolsonaro, inclusive nessa época do coronavírus isso fica muito mais evidente.

Vejamos, a simplificação do inimigo comum é o primeiro princípio do Goebbels. Ele tem que escolher um inimigo por vez, não pode falar de vários assuntos ao mesmo tempo. Escolha um inimigo por vez e ignore o que os outros fazem, concentre-se até acabar com ele.

ANF: Qual é o inimigo comum nesse momento?

Ynaê Cortez: É a paralisação da economia. Podem perguntar para o Presidente uma questão de saúde em uma entrevista, como sobre os hospitais da Rede Pública ou sobre o controle do vírus. Enfim, ele vai te responder somente o que esta relacionado sobre a economia.

ANF: E por que ele está usando de técnicas nazistas nesse momento tão difícil para o Brasil?

Ynaê Cortez: Porque o coronavírus faz com que o governo tenha que ter uma atenção para assuntos que não estão em suas pautas ideológicas, como o combate a desigualdade social, a saúde pública, o incentivo a pesquisa. Isso não são pautas do governo. Contudo, essa pandemia mundial faz com que ele tenha que olhar para essas questões.

ANF: E como ele faz isso?

Ynaê Cortez: Ele cria esse discurso em volta da economia para que continue a não olhar para essas pautas.

ANF: E como o Bolsonaro age com as criticas a seu governo?

Ynaê Cortez: Usando outro princípio de Goebbels, é o de número cinco, a vulgarização. Ele transforma toda noticia contra ele em algo torpe, vulgar, de má índole. Como resultado, não vai falar do coronavírus como uma pandemia mundial, que realmente é. Ele vai falar que é uma gripezinha.

ANF: E por quê o Governo esta atacando a China?

Ynaê Cortez: Esse ataque a China faz parte do princípio da renovação de Goebbels. É a estratégia na qual, tem que bombardiar sempre com novas notícias, para que o receptor não tenha tempo de pensar, estará sufocado em meio a tantas notícias. Isso inclusive ele faz com sua greve de fome, e não respondendo quando vai ser pago o auxilio. Então você tem o tempo inteiro de noticias, que muitas vezes são falsas ou são só para gerar polêmica. E as polêmicas também intensificam esse bombardeio de informações. O ataque a China faz parte disso.

ANF: Mesmo a China sendo o maior parceiro comercial do Brasil?

Ynaê Cortez: É interessante a gente pensar, porque o governo tem defendido tanto a economia, inclusive até, querendo colocar as pessoas em risco de vida. Mas ai ele ataca o país que mais importa produto brasileiro, que corresponde, segundo a FGV, cerca de 20% do comércio exterior. E para quem defende tanto a economia, não faz sentido atacar um país que é o maior parceiro comercial e ainda faz parte do mesmo bloco econômico, o BRICS. Isso é muito perigoso!

Quem foi Goebbels? 

Paul Joseph Goebbels nasceu em 29 de outubro de 1897, na Alemanha, aderiu ao Partido Nazista em 1924. Foi escolhido por Hitler para ser líder distrital em Berlim. Em 1927, fundou a Der Angriff (O Ataque), jornal semanal nazista. No ano seguinte, assumiu o posto de diretor nacional de propaganda do Partido.

Foi Goebbels o responsável pela divulgação das ideias nazistas e da criação da imagem de Hitler como o Führer, isto é, líder. Sua equipe  criou cartazes, filmes, agitações na rua e outras formas de aproximação do ideal nazista e a população. Jornais, rádio, filmes, teatro, literatura, música e artes: todas as formas de mídia disponíveis no período foram utilizadas. Quando Hitler tornou-se chanceler da Alemanha nomeou Goebbels para o cargo de ministro da propaganda, ou seja, responsável pelo convencimento do povo. O super-ministro controlava toda a censura e a produção jornalística da Alemanha suas formas de manipulação maciça são usadas até hoje.

Os principios de Goebbels

1.- Princípio da simplificação e do inimigo único.

Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele.

2.-Princípio do contágio

Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem.  Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.

3.-Princípio da Transposição

Transladar todos os males sociais a este inimigo.

4.-Princípio da Exageração e desfiguração

Exagerar as más noticias até desfigurá-las transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”

5.-Princípio da Vulgarização

Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.

6.-Princípio da Orquestração

Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas replicadas pela “imprensa oficial’.

7.-Princípio da Renovação

Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.

8.-Princípio do Verossímil

Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor, não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.

9.-Princípio do Silêncio.

Ocultar toda a informação que não seja conveniente.

10.-Princípio da Transferência

Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes

11.-Princípio de Unanimidade

Busca convergência em assuntos de interesse geral  apoderando-se do sentimento  produzido por estes e colocá-los em contra do inimigo escolhido.

Quem é Ynaê Cortez

Vencedora do Prémio de Direitos Humanos, com o filme “Um minuto de silêncio” que denuncia a violência policial nas comunidades do Rio de Janeiro Cineasta Ynaê Cortez/Foto: Divulgação

Cine-artivista de 27 anos, Ynâe Cortez é mestre em Estudos dos Processos Artísticos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também participou de diversos festivais entre eles a Mostra Internacional de Direitos Humanos. Desde 2011, o abuso de autoridade, opressão, aparo da liberdade e manipulação midiática são o cerne da sua produção artística. Em 2014 a cineasta ganhou ganhou o prêmio “50 olhares sob a ditadura”, com o trabalho “Um minuto de silêncio” que denuncia a violência policial nas comunidades do Rio de Janeiro e em 2019 lançou o curta-metragem “Princípio” que mostra como as técnicas elaboradas pelo ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels foram usadas na campanha do atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

Com mais detalhes, as técnicas de comunicação usadas por Bolsonaro estão no filme ´´Princípio“, que ficará disponível exclusivamente para leitores da ANF por tempo limitado. Aproveite, veja agora!