Confira como foi o segundo dia de desfiles da Série Ouro

Comissão de Frente da União da Ilha (Foto: Wellington Melo/ANF)

Império Serrano e Padre Miguel se destacam na segunda noite de desfiles. Apuração será nesta quarta-feira de cinzas

No último sábado (10), aconteceu o segundo e último dia dos desfiles das Escolas de Samba da Série Ouro na Marques de Sapucaí, no Centro do Rio. Ao todo, mais oito escolas passaram pelo Sambódromo. Confira como foi a segunda noite, que teve destaque para a Unidos de Padre Miguel e Império Serrano.

Sereno de Campo Grande

Sereno de Campo Grande (Foto: Wellington Melo/ANF)

Campeã da Série Prata em 2023, a Sereno de Campo Grande retornou para a Sapucaí após 16 anos com o enredo “4 de dezembro”. Onde falou sobre Santa Bárbara, ou “Oyá” nas religiões de matriz africana.

O abre-alas da escola teve um problema, e acabou gerando um buraco em frente a um dos módulos de jurados. A escola pode perder pontos importantes em evolução.

Em Cima da Hora

Em Cima da Hora (Foto: Wellington Melo/ANF)

A escola de Cavalcanti foi para a Sapucaí com o enredo “A nossa luta continua!”, no qual fala dos trabalhadores brasileiros, de todas as classes. O último carro da escola teve dificuldades para entrar na avenida, porém a escola terminou no tempo.

Arranco do Engenho de Dentro

Arranco do Engenho de Dentro (Foto: Wellington Melo/ANF)

Com o enredo “Nise – reimaginação da loucura”, a agremiação falou na Sapucaí sobre Nise da Silveira, psiquiatra brasileira que ficou bastante conhecida pelo seu modo humano de poder tratar pacientes com transtornos mentais. Destaque para a comissão de frente, que fez uso apenas de pessoas representando médicos e pacientes, e macas.

União da Ilha

União da ilha (Foto: Wellington Melo/ANF)

Com o enredo “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo”, a União da Ilha se inspirou no livro “Amoras”, do rapper Emicida, além de outras histórias infantis da literatura negra brasileira para contar, sob uma ótica infantil, a luta contra o racismo e busca ensinar a tolerância e o amor ao próximo. Destaque para os belos carros alegóricos e as fantasias bem acabadas e coloridas.

Unidos de Padre Miguel

Unidos de Padre Miguel (Foto: Wellington Melo/ANF)

Com o enredo “O redentor do sertão”, a Unidos de Padre Miguel tenta o tão sonhado acesso após cinco vices campeonatos (2015, 2016, 2018, 2020 e 2023). Na avenida, a escola contou história de Padre Cícero, um dos maiores nomes religiosos da região nordeste, além de falar sobre a fé do povo nordestino.

Na avenida, o desfile nem começou e os torcedores já soltavam gritos de “É campeã”, e a escola veio com grandes carros e fantasias bastante coloridas, se tornando uma das favoritas ao acesso.

São Clemente

Zé Katimba, compositor homenageado pela São Clemente (Foto: Wellington Melo/ANF)

Buscando retornar ao Grupo Especial, a São Clemente trouxe para Sapucaí o enredo “Que grande destino reservaram pra você”. A escola de Botafogo contou a história de Zé Katimba, compositor de grandes sucessos e um dos fundadores da Imperatiz Leopoldinense.

Destaque para o homenageado, que veio no abre-alas da escola. Além da terceira alegoria, que homenageou a Imperatriz.

Unidos de Bangu

Unidos de Bangu (Foto: Wellington Melo/ANF)

A Unidos de Bangu levou para a Sapucaí o enredo “Jorge da Capadócia”, no qual fala de São Jorge, ou Ogum nas religiões de matriz africana.

Destaque para a comissão de frente, na qual São Jorge saia de dentro do elemento alegórico sob seu cavalo. A agremiação também trouxe bastante grandiosidade e cores em seu desfile.

Império Serrano

Império Serrano desfilando com o dia já amanhecendo (Foto: Wellington Melo/ANF)

Encerrando os trabalhos da Série Ouro deste ano, e vindo do Grupo Especial, a Império Serrano trouxe o enredo “Ilú-Oba Ọ̀yọ́: a gira dos ancestrais”. Na avenida, a escola buscou louvar todos os orixás do candomblé através do xirê.

Com um samba forte, a agremiação fez toda a Sapucaí cantar e, literalmente, seguir a escola após o último carro alegórico passar na Sapucaí, levando centenas de pessoas na passarela do samba já com o dia amanhecendo.

Torcida saiu das arquibancadas e camarotes e seguiu atrás da Império Serrano na Marquês de Sapucaí (Foto: Wellington Melo/ANF)

Agora, após todas as 16 escolas desfilarem, basta aguardar a apuração, que será nesta quarta-feira (14/02) na Cidade do Samba, no Centro do Rio.