Coca-cola Brasil e Fundo Baobá selecionam projetos voltados para a divulgação da cultura e identidade negra

 

Inscrições para o edital “Cultura Negra em foco” vão até o dia o dia 13 de março

coca cola baoba

Organizações com ou sem fins lucrativos que desenvolvam projetos inovadores para a divulgação da cultura e da identidade negra no Brasil têm até o dia 13 de março para participar do edital “Cultura Negra em foco”, lançado pela Coca-Cola Brasil e o Fundo Baobá. Ao todo, serão destinados R$ 464 mil para 10 iniciativas, que serão escolhidas por uma comissão formada por representantes indicados pela Coca-Cola Brasil e pelo Fundo Baobá. Entre os critérios estão a capacidade de promover a cultura e a identidade negras, a presença de afrodescendentes na coordenação e no desenvolvimento dos projetos, o alcance do impacto dos recursos, inovação e sustentabilidade.

O objetivo é apoiar projetos já existentes, que possam ser alavancados com os investimentos disponíveis, potencializando a qualidade e a abrangência da iniciativa. O Fundo Baobá será responsável por acompanhar todo o desenvolvimento do projeto e aplicação das verbas. O Fundo é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2011, mobiliza pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil afro-brasileiras.

“Queremos usar cada vez mais o nosso negócio para contribuir com causas relevantes para a sociedade brasileira. Estamos comprometidos em dar voz a quem batalha pela diversidade, ajudando a amplificar a mensagem de quem difunde a riqueza da cultura afro-brasileira e de quem premia iniciativas pró-diversidade”, afirma Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.

A Coca-Cola Brasil apoia organizações do movimento negro como a Afrobras, organização que trabalha pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. A Afrobras mantém a Faculdade Zumbi dos Palmares, única universidade focada no público afrodescendente da América Latina, e realiza o Troféu Raça Negra, que premia ícones que promovem a identidade afro-brasileira.

As propostas devem ser enviadas até o dia 13 de março para o e-mail baoba@baoba.org.br, seguindo as instruções disponíveis no site www.baoba.org.br. A divulgação dos resultados acontece no dia 14 de abril.

Sobre a Coca-Cola

O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em cinco segmentos – águas, chás, refrigerantes, bebidas de frutas e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Composto por 10 grupos fabricantes, o Sistema emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Em 2015, o total investido na operação no Brasil foi de R$ 2,7 bilhões, reforçando a continuidade do compromisso da Coca-Cola Brasil com o país: entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores.

Sobre o Fundo Baobá

Criado em 2011, o Fundo Baobá visa mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras, promover a filantropia para a justiça social no País, além de apoiar esforços que contribuam para a sustentabilidade político-financeira destas OSCs, mantendo sua contínua capacidade de implantar projetos efetivos.