Cinema na Rocinha agora é realidade

Exibição do filme Como nossos pais. Crédito: Jonas Linhares / ANF

“Agora tem cinema!” Foram com essas palavras que a atriz e apresentadora, Maria Ribeiro, deu início ao projeto Cine Rocinha que, desde a última quinta-feira (05), passa a exibir sessões gratuitas de filmes para a comunidade da Rocinha.

Após ficar mais de um ano fechada, a Biblioteca Parque da Rocinha, que reabriu no dia 19 de fevereiro, foi o local escolhido para ser a sede do projeto. A iniciativa irá exibir toda quinta-feira duas sessões de filmes. A primeira, às 14h, sempre voltada para o público infantil. A segunda, que começa às 18h, será direcionada para jovens e adultos.

Maria apresenta seu filme.
Maria Ribeiro apresenta o filme Como nossos pais. Crédito: Jonas Linhares / ANF

O filme de estreia para o projeto foi Como nossos pais, 2017, de Laís Bodanzky, que retrata a vida de Rosa, uma mulher que tem que lidar com a doença da mãe, rebeldia da filha, descoberta da identidade real de seu pai, conflitos no casamento e no trabalho. A produção também aborda questões da sexualidade feminina. Já a outra sessão, exibida mais cedo, foi voltada para o público infantil: As aventuras do pequeno Colombo, 2015, de Rodrigo Gava.

Vale lembrar que Maria Ribeiro não é apenas a protagonista do filme que inaugurou o projeto, mas também é uma das principais idealizadoras do Cine Rocinha. Além dela, o evento também contou com a participação da atriz e produtora cultural Renata Paschoal, do Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Leandro Sampaio e de Rodrigo Aguiar, que também faz parte da equipe, a Superintendência do Audiovisual, representada por Mariana Campos e Marco Dorville e o superintendente José Roberto Gifford.

Outro ponto essencial do projeto é que a cada quinze dias as sessões de filmes mudam. A produção infantil da próxima quinzena ainda não foi definida, porém o título escolhido para o público adolescente e adulto foi Meus dois amores, 2012, dirigido por Luiz Henrique Rios.

A estreia das próximas sessões será no dia 19 e contará com a participação dos atores principais, Maria Flor e Caio Blat, que após o filme conversarão com a galera presente.

Após o final do filme, a atriz conversou com moradores presentes.
Após o final do filme, Maria Ribeiro conversou com moradores presentes. Crédito: Jonas Linhares / ANF

Serviço

Cine Rocinha

Data: Todas às quintas-feiras
Horário: 14h (infantil) 18h (adolescentes e adultos)
Local: Biblioteca Parque da Rocinha – Estrada da Gávea, 454, Rocinha, RJ.

Antes das sessões, foram distribuídos sacos de pipoca para a criançada.
Antes das sessões, foram distribuídos sacos de pipoca para as crianças. Crédito: Jonas Linhares / ANF