Carnegie Hall terá apresentação de jovens de favelas

Orquestra

 Orquestra completa 15 anos e comemora levando 40 adolescentes para ​um concerto em Nova Iorque, dia 28 de novembro

Rio de Janeiro, novembro de 2014 – A vida de 40 jovens brasileiros entre 12 e 21 anos de idade não será mais a mesma depois da apresentação na renomada sala de espetáculos Carnegie Hall, em Nova Iorque (EUA), dia 28 de novembro. Fruto do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA, a Orquestra Instituto GPA é a primeira brasileira, com foco social, a ser convidada para se apresentar na sala de espetáculos.

Para alguns desses jovens, essa é a primeira experiência fora do país, o que pode abrir muitas portas para a carreira profissionais desses talentosos músicos. O jovem Vitor Hugo, de 17 anos de idade, é um desses jovens que está saindo do Brasil pela primeira vez. Ele mora no bairro Vila Isabel, em Osasco (SP), e está no programa de mú​sica do Instituto GPA há 2 anos. “Sempre foi um sonho fazer música e consegui encontrar no Instituto GPA o que procurava ainda mais por ser gratuito, pois não tinha condições de arcar com um curso de música”, conta Vitor. O aluno, que toca viola, sonha em conseguir seguir carreira na música se tornando um músico renomado.

Ao longo desses 15 anos, o programa de Mú​sica & Orquestra Instituto GPA já beneficiou mais de 13 mil jovens, caso dos ex-alunos Vinicius Santana e Leonardo Jaffet que hoje moram em North Dakota (EUA) e ​Surrey (Inglaterra), respectivamente. Vinicius deixou o Instituto GPA há 3 anos, após ser aprovado na North Dakota State University​ e Leonardo​​, h​á 1 ano para ​ estudar na ​Yehudi Menuhin School. Os dois ex-alunos foram convidados para integrar o corpo de 40 músicos no Concerto do Carnegie Hall.

O convite para tocar na renomada sala de espetáculos de Nova Iorque não poderia ter vindo em momento melhor, já que o Programa de Mú​sica & Orquestra Instituto GPA completa 15 anos de existência este ano.  “É uma honra comemorar os 15 anos do programa e da orquestra com uma apresentação no Carnegie Hall. Esse convite é um grande reconhecimento do nosso trabalho, que ao longo desses anos sempre buscou oferecer, por meio da música, um futuro melhor para os jovens carentes do Brasil”, comemora Daryalva Bacellar, diretora do Instituto GPA.

Sob o comando do Maestro Daniel Misiuk, a Orquestra Instituto GPA trará no repertório um toque brasileiro com interpretações de Cesar Guerra Peixe e Adoniran Barbosa, sem deixar de homenagear a cultura americana com musica como New York State Of Mind. Além do Carnegie Hall, a Orquestra fará apresentações no Liberty Science Center (23/11), Nova Jersey​, e na ​I​greja St. Paul the Apostle (25/11), Nova Iorque​. Haverá ainda um Concerto fechado a convidados no centro de cuidados Isabella Care Center, Nova Iorque.

Sobre o Programa

O Programa de Música & Orquestra Instituto GPA visa promover o desenvolvimento humano por meio do ensino de música, já beneficiou mais de 13 mil jovens desde que foi fundado, em 1999​, nas regiões de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Podem participar jovens entre 10 e 18 anos de idade e os mais dedicados e talentosos são convidados a participar da Orquestra Instituto GPA até completar 21 anos de idade. O curso, gratuito, tem duração de dois anos e os alunos socializam e aprendem música na teoria e na prática. Em dezembro de 2013, o Programa comemorou o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) para 2014.

 

Locais de apresentação: 

Local: Carnegie Hall – 881 7th Ave, New York, NY 10019, Estados Unidos

Data: 28/11/2014

Horário: 19h30

Ingresso:  www.carnegiehall.org

 

Local: Liberty Science Center – 222 Jersey City Boulevard Jersey City, NJ 07305, Estados Unidos

Data: 23/11/2014

Horário:​10h30​

Ingresso: ​Aberto ao público​, gratuito

 

​​Local: Igreja St. Paul the Apostle – 405 W. 59th Street​

Data: 2​5/11/2014

Horário:​ 10h

I​ngresso: ​​Aberto ao público, gratuito