Documentário sobre Cultura Viva na América Latina é detaque no Festival de Rio Bonito

flyer_fantasma Vestido de Palhaco

Assistir ao curta-metragem “Fantasma Vestido de Palhaço”, de Alessandra Stropp, é embarcar em uma extraordinária viagem pelas paisagens e a colorida arquitetura dos povos e nações que reinventam o continente a partir do conceito de Cultura Viva. O filme estreia neste sábado (15), na mostra competitiva do 5º Festival Internacional de Cinema de Rio Bonito – região metropolitana do RJ – às 20h.

Realizado a partir do trabalho de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, Fantasma Vestido de Palhaço reúne entrevistas inéditas com realizadores do movimento cultura viva comunitária em diversos países do continente. Entre eles está Célio Turino, idealizador do conceito que se tornou programa de governo e hoje é lei federal no Brasil, e Ivan Nogalez, coordenador geral do 1º Congresso Latino Americano de Cultura Viva Comunitária, realizado em La Paz, Bolívia, em 2013.

A ideia do filme partiu da atuação da cineasta Alessandra Stropp no movimento cultura viva através dos pontos de cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Como diretora do Instituto do Cuca (Centros Universitários de Cultura e Arte), Alessandra viajou em caravanas pelo Brasil e América Latina produzindo “cine jornais”, participando de montagens como a peça “UNE Canta Brasil”, organizando mostras audiovisuais, como a “Mostra Zózimo Bulbul” na 5º Bienal de Cultura e Arte da UNE, entre muitas outras iniciativas.

O ponto alto desta trajetória foi o 1º Congresso de Cultura Viva Comunitária n Bolívia, que reuniu cerca de 1,5 mil participantes de 17 países. Além documentar todo o evento, a cineasta brasileira integrou a curadoria da mostra audiovisual, realizada na belíssima Cinemateca de La Paz, sobre a produção latino-americana dos pontos de cultura.

A rica experiência gerou um arquivo de imagens raras e valiosas da primeira década do movimento cultura viva no Brasil. Quem for ver o filme se surpreenderá com a narrativa de afeto e alegria das artes que nascem de baixo para cima e, possivelmente, refletirá sobre o papel dos governos Lula e Dilma para a integração latino americana. Além disso, o filme destaca a importância estratégica da cultura e da comunicação para a construção de um novo projeto de desenvolvimento nacional para o Brasil.

 

Premiação

A participação na mostra competitiva do 5º Festival Internacional de Cinema é mais do que especial, já que o próprio evento, que acontece de 12 a 14 de novembro, é uma iniciativa do Ponto de Cultura Núcleo de Exibição Itinerante de Rio Bonito.

Serão exibidos em quatro Mostras Competitivas abertas ao público, 26 filmes de curta-metragem nacionais e internacionais, que concorrerão ao troféu “Mariola” em 15 categorias distintas. O melhor filme, escolhido por um júri especializado, receberá, também, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00. O público presente às sessões poderá participar da seleção indicando o filme favorito, que levará o Prêmio Júri Popular.

Ao longo de sua história, o Festival já exibiu mais de 150 filmes nacionais e internacionais de curta-metragem para mais de quatro mil espectadores. Todas as sessões são gratuitas.

Assim, de ponto em ponto cresce a rede cultura viva pela América Latina revelando que a cultura desescondida não quer voltar atrás e sonha voar infinito pelo futuro.


Fantasma Vestido de Palhaço no 5º Festival Internacional de Cinema de Rio Bonito/RJ

Data: 15/11/2014

Horário: 20h

Local: Av. Manuel Duarte, 981, Centro – Rio Bonito/RJ