Carnaval 2022: desfiles do Grupo Especial no Rio de Janeiro

Bateria da Viradouro (Foto: Wellington Melo / ANF)
Salgueiro, Mangueira e Viradouro agitaram o público na Sapucaí; Beija-Flor fez o povo cantar, mas pode se prejudicar por buraco em carro.

Na última sexta-feira (22), começaram os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio.

Na primeira noite de espetáculo, passaram passaram pela avenida as seguintes escolas: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro e Beija-Flor.

Destaques da noite para a Mangueira, Salgueiro e Viradouro, que agitaram o público na Sapucaí. Veja como cada escola desfilou.

Imperatriz Leopoldinense

A escola de Ramos retorna ao Grupo Especial após ter conquistado o título da Série A em 2020. A agremiação homenageou na avenida o carnavalesco Arlindo Rodrigues, responsável pelo primeiro título da Imperatriz, em 1980.

Imperatriz Leopoldinense (Foto: Wellington Melo / ANF)

Com o enredo “Meninos, eu vivi… Onde canta o Sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine”, a escola chegou na avenida com sede de títulos e vontade de voltar aos tempos de glória dos anos 2000.

Além dos luxuos carros, um dos destaques principais da Imperatriz é a rainha de bareria, a cantora Iza, que é cria de Olaria, Zona Norte do Rio. Iza foi ovacionada pelo público em seu primeiro ano a frente da bateria da escola no Grupo Especial (Em 2020 ela desfilou pela série A).

Iza, rainha de bateria da Imperatriz (Foto: Marcos Porto / Agência O Dia)

Confira outras imagens do desfile da Imperatriz Leopoldinense

Mangueira

Segunda escola a desfilar, a Estação Primeira de Mangueira homenageou três destaques de história da agremiação: Cartola, Jamelão e Delegado.

Estação Primeira de Mangueira (Foto: Wellington Melo / ANF)

Com o enredo “Agenor, José e Laurindo”, a verde e rosa agitou o público desde o Setor 1 até a dispersão. Com um samba fácil de ser cantado, a escola contagiou o público, e abusou de suas cores nas fantasias e nos carros alegóricos.

Destaque principal vai para a Comissão de Frente. Os bailarinos surpreenderam a Sapucaí, fazendo uma troca de roupa instantânea durante a apresentação.

O assunto foi bastante comentado nas redes sociais https://mobile.twitter.com/Lettie4u/status/1517693938232172546

Porém a escola teve um susto. O intérprete oficial da agremiação, Marquinho Art’Samba passou mal e precisou receber oxigênio no carro de som. Segundo informações, o estado do cantor é estável.

Imagens do desfile da Estação Primeira de Mangueira

Salgueiro

A vermelho e branco do Andaraí desfilou com o enredo “Resistência”, onde contava a história de coragem e luta da população negra para garantir seu lugar de luta, fé e fala.

Funk foi um dos temas do desfile do Salgueiro (Foto: Wellington Melo / ANF)

Antes de entrar para o desfile, a torcida já cantava o refrão do samba desse ano. Com um samba-enredo forte e fácil de ser cantado, o Salgueiro veio com moral para disputar o título deste ano, trazendo temas fortes da sociedade atual, como o racismo.

Outro destaque foram as mensagens passadas pelos componentes em placas, na parte final do desfile, com dizeres do tipo: “parem de nos matar”, e “vidas negras importam”.

Mensagens fortes foram uma das marcas do desfile do Salgueiro (Foto: Wellington Melo / ANF)

Imagens do desfile do Salgueiro

São Clemente

A São Clemente veio para a Sapucaí homenageando Paulo Gustavo – que faleceu em 2020, vítma da Covid-19 – com o enredo “Minha vida é uma peça”.

Desfile da São Clemente (Foto: Cleber Mendes / Agência O Dia)

Na Sapucaí, a escola contou a vida do humorista, passando pelos diversos trabalhos amplamente conhecidos do ator, como Dona Hermínia e Valdomiro, de “Vai Que Cola”.  A São Clemente fez o público se emocionar com um enredo sobre uma das maiores personalidades do humor brasileiro dos últimos tempos.

O desfile contou com diversos famosos, e com a mãe do ator, Dona Déa e do viúvo de Paulo Gustavo, Thales Bretas.

Imagens do desfile da São Clemente

Viradouro

Atual campeã do Grupo Especial, a Viradouro vem em busca do bi, trazendo o enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”. Neste samba, a vermelho e branco de Niterói vem mostrar o Carnaval de 1919, quando todos puderam curtir após o fim da Gripe Espanhola, que foi uma das maiores pandemias do século XX.

Bateria da Viradouro (Foto: Wellington Melo / ANF)

Com um samba bem fácil de ser cantado, a escola abusou do dourado e vermelho, cores da agremiação. A Viradouro desfilou tranquilamente na Marquês de Sapucaí, agitando o público, e ainda fez uma paradona, onde a escola toda cantou o enredo (praticamente) a capela.

O desfile da Viradouro fez jus ao status da escola de atual campeã, e ela vem na luta pelo bi.

Imagens do desfile da Viradouro

Beija-Flor

Última escola da noite a desfilar, a Beija-Flor de Nilópolis veio até a Sapucaí trazendo o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir o som da Beija-Flor”. Neste desfile, a escola azul e branco enalteceu às glorias e aborda à luta dos negros contra o racismo.

Abre-alas da Beija-Flor (Foto: Wellington Melo / ANF)

O samba agitou a Sapucaí, que cantou do início ao fim. Porém um dos carros da escola comprometeu o desfile. Segundo informações, a parte superior do veículo bateu no Viaduto que corta a Sapucaí, no sentido do edifício “Balança, Mas Não Cai”. E, para piorar a situação, um enorme buraco se abriu no Setor 1, quando tentavam colocar os destaques no alto, na mesma alegoria.

Resultado: Dois destaques não puderam subir e o carro entrou na avenida com dois buracos enormes, onde os componentes iriam ficar. Tudo indica que isso possa prejudicar a escola em alguns quesitos, como alegoria e evolução.

Confira outras imagens do desfile da Beija-Flor de Nilópolis

Programação

Neste sábado (23), mais seis escolas vão desfilar na Marquês de Sapucaí, encerrando o Grupo Especial: Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel.

Lembrando que a escola melhor pontuada é a campeã do Grupo Especial de 2022, e a escola que tiver a pior pontuação, irá disputar a Série Ouro de 2023.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas