BH: Projeto promove ocupação artística e educativa na Funarte

O coletivo Lá da Favelinha, da comunidade do Aglomerado da Serra, participa da ocupação. (Créditos: Ignacio Costa)

De 15 de novembro e 31 de dezembro, a Funarte – MG, em Belo Horizonte, será palco de reflexões e ações sobre a cultura da criança e do adolescente. Neste período, estreia o projeto Lusco Fusco, que ocupa o espaço com cinco tipos de ações, todas gratuitas, sempre de quarta a domingo. São palestras, oficinas, cursos, apresentações e mostras.

Entre os destaques da extensa programação, estão o Curso de Carreira Artística e Empreendedorismo Cultural, voltado para adolescentes de 13 a 17 anos, oficinas de graffiti, história em quadrinhos e dança Vogue, além de palestras. A ocupação conta também com apresentações artísticas que vão abranger as mais diversas vertentes culturais, do passinho do funk à rima de rap, da performance de dança à esquete teatral, da roda de capoeira à poesia marginal, sempre com foco no protagonismo juvenil.

Às quartas-feiras, ocorrem as palestras, que são voltadas para o público adulto também. A ideia é compartilhar experiências e descobrir caminhos para promover a inclusão e valorização das crianças e adolescentes. Quinta-feira é o dia das aulas do curso. Toda sexta-feira será dia do “Ocupa com a gente?”, um palco aberto para apresentações de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, sem horário marcado, sem enrolação, sem complicação. É uma mostra livre: só chegar e apresentar sua arte, seu talento. Aos sábados, ocorrem as apresentações artísticas e, aos domingos, as oficinas.

“Essa é uma rica oportunidade de formação, reflexão, aprendizado e divertimento tanto para crianças e adolescentes, mas também é aberta ao público adulto”, explica o coordenador-geral da ocupação Samir Caetano Amim Jorge.

A programação completa está disponível na internet.

 

Serviço:
Funarte e Encantosfera apresentam Lusco Fusco – Ocupação Artística e Educativa
Data: 15 de novembro a 31 de dezembro
Endereço: Funarte MG (Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte – MG)
Entrada franca.