Bando de Teatro Olodum lança Projeto Cabaré da Rrrrraça 25 + 25

O Bando de Teatro Olodum lança nesta terça-feira, 26, às 17h, no Centro Cultural Barroquinha (Praça Castro Alves, o Projeto Cabaré da Rrrrraça 25+25. A formação gratuita oferecida pelo Bando de Teatro Olodum, há mais de uma década, terá um formato especial este ano, com três núcleos de aulas, acontecendo simultaneamente no Subúrbio, no Centro Cultural Plataforma; na Cidade Baixa, no Espaço Cultural Alagados; e no Centro Histórico, nas dependências do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). Além de série de debates e nova temporada de Cabaré da Rrrrrça.

O Projeto Cabaré da Rrrraça 25+25, une ações de formação, debates e a encenação de um dos maiores sucessos do repertório da companhia, que estreou em agosto de 1997, trazendo para o palco importantes temas sobre a realidade do negro do Brasil e antecipando muitas discussões ainda atuais.


Além de conhecer todas as atividades do projeto, o público vai assistir à aula inaugural da Oficina de Performance Negra, edição 2024, com a professora doutora Mabel Freitas, pesquisadora sobre Educação para as Relações Raciais e Ensino da Cultura Afro-Brasileira.

Crédito: Maíse Xavier

Ao todo, 90 pessoas receberão aulas de teatro, música, dança, memória e identidade negra, ministradas pelos artistas do Bando, em uma metodologia própria consolidada pelo grupo ao longo dos quase 34 anos de trajetória nos palcos e nas telas. Ao final da formação, cada núcleo fará uma mostra e o encerramento será com um espetáculo reunindo todos os participantes.

“Todos os anos acontece essa expectativa e essa procura pela Oficina do Bando. Este ano recebemos mais de 500 inscritos, pessoas de todas as idades e de vários bairros da cidade, que desejam desenvolver seu talento para as artes e trazem uma rica contribuição para o teatro feito pelo Bando de Teatro Olodum. É um intercâmbio rico e necessário entre artistas pretos”, destaca a diretora e atriz do Bando, Valdinéia Soriano.

A Oficina de Performance Negra em comunidades periféricas pelo Brasil é uma oportunidade de trocas artísticas, além de despertar novos talentos das artes cênicas, comprometidos com a valorização da cultura afro-brasileira.

Nos mais de 30 espetáculos teatrais montados e da participação em séries e filmes, como Ó Paí, Ó, o Bando já revelou talentos como Lázaro Ramos, Érico Brás, Sulivã Bispo, Lucas Leto, Virginia Rodrigues e Edvana Carvalho, que atualmente brilha como a Inácia da novela Renascer, da Rede Globo, entre outros artistas que atuam no teatro, no cinema e na televisão brasileira.

Projeto celebra Cabaré da Rrrrraça
O projeto Cabaré da Rrrrraça 25+25 conta com o patrocínio da Wilsons Sons através da lei de incentivo fiscal municipal Viva Cultura, e busca celebrar os mais de 25 anos de estreia de um dos maiores sucessos do teatro baiano, encenado em palcos pelo Brasil, além de Portugal e Angola. A revista musical Cabaré da Rrrrraça volta a cartaz em maio de 2023 abordando temas sobre as relações raciais no Brasil, que atualmente ocupam os debates nas redes sociais e na sociedade. O espetáculo já foi visto por mais de 40 mil expectadores em mais de 300 apresentações.

A direção do espetáculo Cabaré da Rrrrraça é de Cássia Valle, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano, trio vencedor do Prêmio Braskem 2023 pela direção do espetáculo Rebelião Cabocla. A supervisão artística é de Márcio Meirelles. A coreografia é assinada por Zebrinha (José Carlos Arandiba), já a direção musical é por conta de Jarbas Bittencourt. A coordenação artística da Oficina Performance Negra também fica sob a responsabilidade dos experientes Jarbas e Zebrinha.

“A peça nasceu dos questionamentos dos próprios artistas do Bando sobre a nossa presença na indústria cultural e na mídia em geral e acabou por atender às inquietações do público por representatividade. As pessoas queriam se ver e ver os temas da sua realidade encenadas. Desde a estreia, Cabaré é sucesso de crítica e de público por provocar debates necessários e tentar formular, junto com as plateias, respostas”, explica Cássia Valle, escritora, diretora e atriz do Bando de Teatro Olodum.

Na nova temporada, questões contemporâneas serão abordadas, a exemplo do colorismo, das barreiras do mercado de trabalho, a sexualização de corpos negros, a oferta de produtos voltados para a estética negra e a polêmica sobre o racismo reverso.

A Wilson Sons, que viabilizou financeiramente o projeto Cabaré da Rrrrraça 25+25, é o maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil e foi fundada em Salvador, em 1837. A parceria entre a empresa e o Bando proporcionará reflexões sobre a promoção da diversidade, equidade e inclusão no ambiente corporativo, governamental e artístico.

Este projeto conta com o patrocínio da Wilson Sons, via Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda – SEFAZ, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT e Fundação Gregório de Mattos – FGM


Outras informações (71) 98873-7047 André Santana DRTBA 2226