Bahia tem aumento do número de novos casos da Covid-19, Salvador lidera o crescimento

Cresce número de casos da Covid-19 entre os jovens, preocupando autoridades de saúde- Foto: Secretaria de Saúde da Bahia

Segundo o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o aumento do número de novos casos de Covid-19 na Bahia é um fator preocupante. Para o secretário, a realização de algumas festas, principalmente aos finais de semana, e atos políticos durante a campanha eleitoral contribuíram para esse aumento. A preocupação fica ainda mais evidente com as possíveis confraternizações de fim de ano. A declaração do secretário foi feita nesta quarta-feira, 18.

Os dados mais recentes, mostram a Bahia com 375.374 casos confirmados, sendo que apenas nas últimas 24 horas, foram registrados 653 casos da Covid-19, o que representa uma taxa de crescimento de +0,2%. O número de óbitos chegou a 7.989. Os dados apresentam maior proporção em Salvador (25,31%), com 93.962 casos e 2.695 mortes. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.019,07), Itabuna (6.748,33), Madre de Deus (6.732,09), Almadina (6.698,39), Aiquara (6.590,19).

“Nós estamos vendo o reflexo do que enfrentamos ao longo dos últimos 60 dias, durante a campanha eleitoral. O descontrole que aconteceu no interior, por mais que medidas fossem adotadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), elas não surtiram efeito, e nós tivemos uma campanha com muitas pessoas nas ruas, aglomerações. Mas não foi apenas isso, as festas, baladas, os encontros familiares, o reencontro de amigos”, comenta Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia.

O secretário destaca que a infecção pela doença agora está sendo mais recorrente entre os jovens e reforça a orientação para que as pessoas mantenham as medidas sanitárias de distanciamento social e, principalmente, do uso de máscaras para conter a disseminação da doença.

Os dados são coletados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), com base nas informações passadas pelos Cievs municipais e dados do Ministério da Saúde.

Leia mais: Bahia tem novo decreto de calamidade pública por causa da Covid-19

Justiça exige que a CCR Metrô Bahia cumpra medidas de prevenção contra a Covid-19