Associação Maria e João vira referência social em Alagoinhas

Crédito: Associação Maria e João

A Associação Beneficente Maria e João, atua na cidade de Alagoinhas, interior da Bahia, através de orientação nutricional, psicoeducação com idosos, grupos terapêuticos com adultos e idosos, orientação psicopedagógica com crianças e adolescentes.

Os beneficiários também recebem orientação e direcionamento para benefícios sociais, participam de oficinas de artesanato, desenvolvimento de ações filantrópicas, beneficentes, assistencial, educacional, desportivas e culturais.

A instituição promove atividades de noções ambientais e de saúde conforme disposto na Legislação que estejam em vigor pertinente a essas áreas,  diretamente ou em cooperação com outras instituições congêneres ou em convênios com órgãos públicos.

A Associação Maria e João, fica localizada na Rua Senhor do Bonfim, 30, no Bairro do Barreiro e desenvolve suas ações sempre no matutino das 8 às 12h, tendo como responsável pela instituição: Jandira Dantas dos Santos (atual presidente).

Além da presidente, a instituição conta com a participação de 15 voluntários que se dividem em diversas funções (Assistente Social, Psicólogo, Psicopedagogo, Nutricionista, Técnico Enfermagem, Professora).

Aproximadamente 100 pessoas são atendidas diretamente, o que corresponde em torno de 50 famílias.

Compreende-se como área de abrangência da Associação Beneficente Maria e João, para fins de admissão de associados o Território Litoral Norte e Agreste Baiano (possui 22 municípios em uma área de 14.377,83 km2), compreendendo os municípios de: Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias.

Algumas dificuldades estão sempre deixando as ações mais árduas, como a falta de apoio financeiro dos comerciantes locais, necessidade de voluntários para o desenvolvimento de projetos em educação, a compreensão dos associados na importância de práticas cidadãs a partir da educação e busca de direitos sociais em detrimento do assistencialismo.

Apesar deste cenário difícil, a instituição recebe apoios dos voluntários já citados, da Panificação Carvalho, Laboratório CLILA, Centro Universitário UNIRB, Faculdade Santo Antônio, Consultório de Psicologia Jandira Dantas.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas