Passar ou não passar a faixa; eis a questão

Lula e o vice José de Alencar depois da posse em 2003 - Foto da Internet

A faixa presidencial será entregue ao presidente Lula por representantes da sociedade decidiu no meio da manhã a organização da posse, que ainda discutia se ele deve ou não usar colete à prova de balas. Com os ânimos exaltados no começo da campanha eleitoral em agosto, ameaças de morte por parte de bolsomínions histéricos radicais.

A coordenação da posse tem o dedo forte de Janja, terceira esposa do presidente, que por medida de precaução vetou até a salva de tiros tradicional e preferiria o marido protegido pelo colete. Quanto à faixa presidencial, não é exigência do protocolo, tendo sido estabelecida pelo general Emílio Médici, em 1972, mas o último general da ditadura, João Figueiredo, não cumpriu o ritual com José Sarney, em 1985, e não houve discussão.

Várias hipóteses são aventadas, inclusive  a mais improvável, que seria o vice Hamilton Mourão – mas se nem o titular se dispôs a cumprir, por que o vice o faria? As apostas são para saber que representantes da sociedade farão o papel que o ex-presidente não aceitou.