Evento contra gordofobia inspira a repensar padrões de beleza

Gordofobia

Essa visão social da beleza coloca as pessoas que não se encaixam nesse padrão no fundo do poço. Muitas vezes, elas se tornam depressivas, ansiosas, desenvolvem transtornos alimentares e sofrem ataques violentos de pessoas racistas e gordofóbicas.

Com o objetivo de ampliar o acesso às passarelas e ao mercado publicitário, democratizando e apresentando as características físicas e fenótipo mais semelhantes ao brasileiro, muitas marcas renomadas organizam concursos e desfiles.

Neles, apresentam maquiagens que atendem às necessidades das diferentes tonalidades de pele negra, bem como grifes especializadas em moda plus size.

Um bom exemplo ocorreu no último dia 30 de março. Estivemos em Campos dos Goytacazes durante o evento dos 21 Dias de Ativismo Contra a Discriminação Racial. Lá, conhecemos Mariah, uma mulher de 55 anos, de São Francisco de Itabapoana, responsável pelo movimento Vai Ter Gorda Sim, que luta contra a gordofobia.

Mariah, que é agenciada pela PB Produções Brasil, recebeu o prêmio de Miss Plus Size Exclusiva Sex 2022 e é a Miss Revelação 2023, representando o Rio de Janeiro em um concurso nacional realizado no Espírito Santo.

Durante nossa conversa, Mariah, que também é embaixadora da autoestima, fez questão de afirmar que, apesar de ser uma modelo plus size, ela não incentiva a falta de cuidados com a saúde.

Em vez disso, aconselha as pessoas com sobrepeso a procurarem ajuda especializada e não se automedicarem ou descuidarem da dieta alimentar.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas