Espaço Galerio e 021 Crew apresentam exposição R.U.A.

Foto exposição

Foto exposição

Com a proposta de apresentar um recorte do cenário das favelas, a 021 Crew apresenta a exposição R.U.A. – Revolução Urbana Artística -, no Espaço GaleRio, aberta ao público a partir desta quarta-feira. A mostra reúne obras de Jean Poul, Rodrigo Sini, Dani, Bomb1, Nextwo, entre outros. R.U.A. é inspirada nos mutirões de arte realizados pelo coletivo nas favelas, que reúnem artistas e centenas de moradores a fim de revitalizar residências e comércio. Os 17 artistas, oriundos das Zonas Norte e Oeste do Rio e da Baixada Fluminense, misturaram estilos como retratismo, realismo, surrealismo, cartoon, wild style e abstrato e técnicas como 3D e desenho com lápis aquarelável para transformar o Espaço GaleRio em uma instalação de becos e ruelas de favelas. Totens grafitados como rebocos de muros são ocupados por arte urbana; tubos de PVC fazem as vezes de postes de luz e recebem a arte de JCS, idealizador do projeto “Chuva de Cores”, que ocupa postes da cidade; no teto, fios embolados com pipas e chuteiras penduradas; e, nas paredes, as comunidades grafitadas.

A mostra marca o lançamento da campanha CRIARTE EIXORIO, a fim de arrecadar material para desenho e pintura, como giz de cera, lápis de cor, caderno de desenho, aquarela, pincel, apontador e borracha, para serem usados no Circuito Escolar – ação que recebe, toda sexta-feira, crianças de escolas municipais que visitam o Espaço o GaleRio para aprender e realizar atividades envolvendo arte urbana.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Além do Rio, a Crew já realizou mutirões em favelas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia. De acordo com Jean Poul, um dos idealizadores da 021, o público alvo dos artistas são as crianças de comunidades. “Acreditamos que a Cultura seja uma alternativa viável para a criança pobre, uma opção que vai além do que a favela oferece. A arte abre a mente para novas oportunidades, não só na área cultural, mas para a vida. Contribui para criar um cidadão melhor para a sociedade”, pondera o artista.

Coordenadora executiva do Instituto EixoRio e responsável pelo Espaço GaleRio, Cristine Nicolay aposta na mistura da arte realizada nas diferentes regiões da cidade: “É bom sacudir o público com essa pitada de provocação vinda de personagens atuantes em regiões diversas e pouco visitadas pelo carioca. Será uma vivência enriquecedora e interessante para todos”.

Serviço Espaço Galerio – Crew 021 apresenta exposição R.U.A.

Rua São Clemente, 117 – Botafogo

De segunda a sexta, de 10h às 18h

Entrada Gratuita

De 8 de junho até 22 de julho