Tragédia em Brumadinho: bombeiros estimam entre 265 e 355 o número de pessoas desaparecidas

Créditos- Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou na madrugada deste sábado (26) que ao menos nove pessoas morreram no rompimento de uma barragem da mineradora Vale na manhã de sexta (25) em Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, na região metropolitana. As vítimas, retiradas debaixo da lama despejada com os rompimentos, ainda não foram identificadas.  Foram resgatadas com vida 189 pessoas, mas os bombeiros estimam entre 265 e 355 o número de pessoas desaparecidas: entre 100 e 150 na área administrativa situada nas proximidades da barragem que rompeu; 30 na região da Vila Ferteco; aproximadamente 35 na Pousada Nova Estância; e entre 100 e 140 na região do parque das cachoeira.

Créditos – Reprodução

Desastre ambiental ou Crime?

A barragem de rejeitos da empresa mineradora Vale se rompeu e outras duas foram atingidas,a estrutura da barragem 1, utilizada para disposição de rejeitos, foi construída em 1976 e tem volume de 12 milhões de metros cúbicos,já a barragem 6 é usada para recirculação de água e contenção de rejeitos em eventos de emergência. Foi construída em 1998, e tem cerca de 1 milhão de metros cúbicos, a Barragem Menezes II, também na região, tem um volume de aproximadamente 290 mil metros cúbicos e é utilizada para a contenção de sedimentos e clarificação do efluente final.

Quase todas as barragens da Vale no Córrego do Feijão era consideradas de baixo risco, mas de dano potencial alto. A informação é do Cadastro Nacional de Barragens da Agência Nacional de Mineração.

Créditos – Reprodução

Não é a primeira vez.

Há mais de três anos, no dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, deixou 19 mortos e causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais.

Nota da Vale:

Em nota, a empresa Vale divulgou informações sobre a Barragem I da Mina Córrego do Feijão. O documento informa que a barragem tinha autorização para funcionamento e passou por processos de fiscalização e revisão, considerando assim que havia segurança no local.

De acordo com a nota, a barragem possuía Declarações de Condição de Estabilidade emitidas pela empresa TUV SUD do Brasil, empresa internacional especializada em Geotecnia, emitidas em 13/06/18 e 26/09/18, referentes aos processos de Revisão Periódica de Segurança de Barragens e Inspeção Regular de Segurança de Barragens.

Como ajudar?

Arquidiocese de Belo Horizonte

Itens coletados: Roupas, alimentos não perecíveis e água

Local de entrega: Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, Rua Além Paraíba, 208, Lagoinha, Belo Horizonte

Em Brumadinho, as doações podem ser levadas à Paróquia São Sebastião, na Avenida Barão do Rio Branco, 165, Centro

Doações também podem ser feitas à conta do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política no Banco do Brasil: Agência 3494-0, Conta Corrente: 26227-7

Shoppings

Itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e água mineral podem ser entregues nos shoppings BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi

SOS Brumadinho

Itens coletados: Alimentos não perecíveis, água mineral e itens de higiene pessoal

Locais de entrega:

Rua Araguari, 376, Barro Preto, Belo Horizonte (das 9h às 17h)

Avenida Picadilly, 55, Alphaville Lagos dos Ingleses, Nova Lima (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

Avenida Amazonas, 115, Loja 210, Centro, Belo Horizonte (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Rua Jandira da Costa Mourão, 15, São Bento, Belo Horizonte (de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30, e aos sábados, das 9h às 14h)

Avenida Padre José Maurício, 248, Nova Cintra, Belo Horizonte (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Iniciativa de estudantes universitários

Itens coletados: água, alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, medicamentos humanos e veterinários, artigos de higiene pessoal e limpeza e de primeiros socorros.

Locais de entrega:

Hospital Veterinário da Unibh: Av. Mario Werneck, 1685, Bairro Estoril, Belo Horizonte.

Diretório Acadêmico Medicina Veterinária da UFMG: Av. Presidente Carlos Luz, 5180, Pampulha, Belo Horizonte (portaria em frente ao Mineirão)

Centro Universitário Newton Paiva: Av. Carlos Luz, 220, Bairro Caiçara, Belo Horizonte; Av. José Cláudio Resende, 420, Buritis, Belo Horizonte; Av. Silva Lobo, 1730, Grajaú, Belo Horizonte.

Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD): R. Professor Otílio Macedo, 12, Olhos D’Água (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Hotel Fasano e ONG Força do Bem

Itens coletados: água mineral, artigos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis

Locais de entrega:

Hotel Fasano: Rua São Paulo, 2320, Lourdes, 24 horas por dia

Avenida Picadilly, 55, Alphaville Lagos dos Ingleses, Nova Lima (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

Avenida Amazonas, 115, Loja 210, Centro, Belo Horizonte (de segunda a sexta-feira das 9h às 17h)

Rua Jandira da Costa Mourão, 15, São Bento, Belo Horizonte, (de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30, e aos sábados, das 9h às 14h)

Avenida Londres, 175, Eldorado, Contagem (segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h)

Avenida Padre José Maurício, 248, Nova Cintra, Belo Horizonte (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Rua Paulo Mattos, 140, Nova Cintra, Belo Horizonte (de segunda a sexta-feira após as 19h e sábado e domingo)

Faculdade ASA de Brumadinho

Itens coletados: alimentos não perecíveis e água mineral

Locais de entrega:

Defesa civil de Brumadinho: Rua Donatilha Henrique da Silva, 227, Lourdes

Faculdade ASA: Rodovia MG-040, Km 49, Brumadinho

Quadra de Esportes: Rua Itaguá, 1000, Progresso, Brumadinho

Hemominas

O atendimento a doadores de sangue tipo O Negativo estão sendo convocados ao Hemominas e terão atendimento prioritário em todas as unidades.

Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia, Belo Horizonte