Recadastramento do SUS foi prorrogado até abril de 2021, em Salvador

Cerca de 84% dos moradores do município já fizeram o recadastramento- Crédito: Agência Brasil

O recadastramento do cartão SUS, em Salvador, foi prorrogado até 30 de abril de 2021. O prazo vigente colocava 31 de dezembro 2020, como data limite para o recadastro.

Cerca de 2,5 milhões de soteropolitanos já fizeram o procedimento, que é obrigatório. Isso representa 84% dos moradores da cidade.

Aproximadamente 1,7 milhão de pessoas utilizaram o serviço digital através do formulário virtual disponível no recadastramento do SUS Salvador

Salvador ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que seria de fazer a atualização de pelo menos 70% da população que mora no município.

O procedimento é uma exigência do governo federal, que determinou um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para os gestores municipais.

Outras formas de recadastro

O recadastramento pode ser feito de forma presencial em uma das 153 unidades básicas da rede municipal, com o agente comunitário de saúde.

Os beneficiários precisão informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau.

Uma única pessoal pode realizar o cadastro dos demais membros da famílias, apresentando toda documentação.

O cadastro será validado depois que o beneficiário compareça à unidade de saúde. Quem já tem o cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.