Salvador celebra 475 anos

Salvador é a cidade com a maior porcentagem de população negra do Brasil. Nesta sexta-feira, 29, a cidade celebra 475 anos. Tem mais de 2.417.678 pessoas, segundo o CENSO-2020, do Instituto de Geografia e Estatística do Brasil IBGE, que fazem a vida da Cidade do São Salvador. Quem nasce em Salvador pode ser chamado de Salvadorense ou soteropolitano. “Soteros” em grego significa “salvador” e “polis”, cidade. Em 29 de Março de 1549, Tomé de Sousa chegou no Brasil como Governador-geral, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada “do São Salvador.

A cidade teve início na Vila Velha, na região baixa, mas logo escalou as elevações que hoje compõem o bairro da Vitória. Salvador tornou-se uma cidade dividida em dois planos: a cidade baixa e a cidade alta, a exemplo de Atenas, na Grécia, e de Gênova, na Itália.

De acordo com o Historiador Mem Costa, Salvador esta atualmente subdividida em 171 bairros, sendo o seu primeiro bairro onde foi propriamente a cidade e hoje chamamos de Centro Histórico e Pelourinho, o mais novo bairro é o Aquarius, fica na região da Pituba e da Avenida Magalhães Neto, existe o reconhecimento que dentro dos aspectos de desenvolvimento da capital baiana há muitos outros pontos da cidade que precisam e devem ter seu reconhecimento e a valorização devida, principalmente os bairros das perifeirias, é notório as distorções de investimentos do poder público municipal, por regiões da cidade, grandes investimentos em obras de infraestrutura urbana na Orla Maritíma e despejo de borra de asfalto na favelas, BRT’s em bairros ditos como “nobres” e ônibus sucateados nas regiões longínquas do centro.