Salão do livro chega ao Rio de Janeiro

Crédito: Divulgação.

O Salão Internacional do livro no Rio de Janeiro começa amanhã, na Casa França Brasil, com entrada gratuita, partir das 12 h até às 20 h, com homenagem ao poeta e escritor Ferreira Gullar, falecido em 2016. O evento ficará até o dia 4 de abril e terá a participação do ex-Ministro da Cultura, Jerônimo Moscardo.

O fundador e diretor da Agência de Notícias das Favelas, André Fernandes foi convidado a participar do debate na mesa A corrupção nas tranças do poder, juntamente com Leonel Brizola Neto, vereador do PSOL, Tarcísio Lage, jornalista, autor do livro “Nas tranças do poder” com coordenação de Carlos Barbosa, editor da Editora Batel.

O Projeto Salão do Livro existe há mais de sete anos e foi realizado em Nova York, Lisboa, Berlim, França e Montreal. Os salões de livros internacionais surgiram da necessidade de divulgar o autor independente e as pequenas editoras, ambos sem acesso ao circuito oficial literário brasileiro. É um estímulo para preservação da nova literatura e dos novos autores.

O Salão do Livro já reuniu mais de 2 mil autores durante esses anos e mais de 100 mil visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os autores, fazendo-se presente em pequenos e grandes locais no exterior, divulgando a língua portuguesa. O projeto foi criado pela jornalista e escritora Jô Ramos, acreditando no potencial dos autores brasileiros e nas suas produções literárias, dando voz e visibilidade ao novo autor como foco do projeto.

Programação

Debates:

Dia 28 de março, 15h – Ferreira Gullar – Mesa redonda – Homenageado do Salão Internacional do Rio. Com Matheus Gullar.

Dia 3 de abril, 19 h – Jovens Escritores e o Mercado Editorial – Mediador Thiê Rock, produtor editorial da ZL Editora e da Editora Alta Books.

Dia 28 de março, 19 h – Diversidade e Representatividade na Literatura – com os escritores Ana Libânio, Elaine Marcelina e Carlos Eduardo Pereira.

Dia 2 de abril, 15 h – Intolerância Religiosa – Desafios e Perspectivas. Rosiane Rodrigues, Vilma Piedade e Adailton Moreira Costa.

Dia 2 de abril, 19 h -Literatura e Política. Leonardo Valente.

Dia 4 de abril, 15 h – A corrupção nas tranças do poder. Leonel Brizola Neto, Tarcisio Lage, André Fernandes e Carlos Barbosa.

Dia 4 de abril, 19 h – 1968- 50 Anos Depois. Com a escritora Ana Arruda Callado e o cineasta Sérgio Santeiro.

Contador de história:

31 de março e 1 de abril, 14 h.- Carlos Carvalho

Palestra:

3 de abril, 16 h.  – Mauro Ventura – Palestra sobre o seu livro O Espetáculo mais Triste da Terra.

Oficinas literárias:

Leticia Feres: Oficina de Poesia

31 de março, das 14h às 16h.

Ana Libânio: Oficina de Escrita para Jovens

31  de março, das 16 às 18h

Danda Bayer: Oficina ZineMania, 29 de março, 14 às 16h. 2 de abril, das 13 às 14:30 e no dia 3, das 16h às 17:30.

Janaína Rico: Oficina Como Apresentar seus Originais para uma Editora, 4 de abril, das 14 às 15h.

 

Casa França Brasil: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro.

Entrada gratuita.

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.