Rio em “Estágio de Mobilização” devido à chuva nesta quarta-feira (18)

Núcleo de chuva está estacionado em parte da Região Metropolitana - Foto: Reprodução/ Alerta Rio

O Sistema Alerta Rio e o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) recomendam atenção aos cariocas nesta quarta-feira, 18. A cidade está em “Estágio de Mobilização” em consequência das chuvas desde a última terça-feira, 17. Esse estágio é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.

Durante a manhã e tarde desta quarta, a chuva atingirá níveis de fraca a moderada. A noite, ela estará de moderada a forte. Entre as recomendações do Alerta Rio e do COR estão:

  • Siga sua rotina;
  • Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;
  • Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
  • Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o número 40199, por mensagem de texto;
  • Baixe o aplicativo do COR, disponível em Android ou iOS;
  • Em caso de chuva forte, permaneça em local seguro e use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil);
  • Não ande por ruas alagadas.
Sirene tocou, o que fazer?

A prefeitura recomenda que ao escutar o aviso sonoro os moradores se desloquem para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199.

Estágios operacionais

De acordo com o volume de chuva na cidade do Rio de Janeiro, a atuação dos agentes municipais é diferente. Dividida em cinco estágios, em cada um deles há um grau de alerta e de atividades.

  1. Normalidade: não há fatores de risco de curto prazo e ocorrências que provoquem alteração significativa no dia a dia da população.
  2. Mobilização: risco de ocorrência de alto impacto na cidade devido a um evento previsto ou a partir da análise de dados provenientes de especialistas. Não há impactos na rotina, mas cidadãos devem acompanhar os comunicados.
  3. Atenção: uma ou mais ocorrências impactam a cidade, com reflexos relevantes na infraestrutura ou logística urbana, afetando a rotina de parte dos cariocas. A partir desse nível, o COR envia aviso aos órgãos, entidades municipais, cidadãos e imprensa.
  4. Alerta: Uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade, causando reflexos graves na infraestrutura e logística urbana, afetando severamente a rotina da população. Os múltiplos danos e impactos causados começam a extrapolar a capacidade de resposta imediata das equipes da prefeitura.
  5. Crise: uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade, afetando severamente a rotina da população. Os múltiplos danos e impactos causados extrapolam de forma relevante a capacidade de resposta imediata das equipes da prefeitura.