Rio das Pedras tem coisa boa sim!

Rio das Pedras (Foto: Fábio Costa)

Quando você pesquisa por “Rio das Pedras” nas internet, é uma chuvarada de coisas ruins. Milícia, enchentes, falta de saneamento, descaso do governo, etc. Mas aqui temos coisas boas também, e a ANF vai mostrar para vocês.

Sabia que o Rio das Pedras é a terceira maior comunidade do BRASIL? Com 54 mil habitantes, a comunidade fica atrás somente das comunidades de Sol Nascente, localizada no Distrito Federal, com 56 mil habitantes, e da Favela Rocinha, que tem mais de 70 mil.
Rio das Pedras é cercada pelas regiões do Itanhangá, Barra da Tijuca e do bairro da Freguesia (Jacarepaguá). A comunidade é vizinha as comunidades da Gardênia Azul, e da Muzema, ambas são suas co-irmãs.

Nascida na década de 1970 por imigrantes nordestinos que vieram atrás de um vida melhor no Rio de Janeiro, Rio das Pedras tem esse nome, por estar localizada entre um rio, que corta toda a comunidade. Ela é subdividida em diversas localidades, entre elas estão a Areinha, Areal I e Areal II, Pinheiro, Casinhas, e etc. Uma das maiores características do local é sua população, formada por imigrantes nordestinos que até hoje vem para a comunidade, em busca de melhores condições de vida.

Essa população ajuda muito na economia de dentro da comunidade, que é uma das mais evolutivas, com diversas lojas e  restaurantes. A população de Rio das Pedras faz o dinheiro girar praticamente dentro da própria comunidade, e investir aqui é algo bastante lucrativo para todos. Aqui tem de tudo o que você possa imaginar, desde bares, passando por lanchonetes, mercados, granjas, casas do norte, e outras coisas.

Rio das Pedras vem crescendo ano após ano, com diversos locais. Há 10 anos atrás, tinha somente seis colégios e uma clinica da família, em 2019, esse número se expandiu, são cinco colégios municipais, uma creche municipal, um colégio estadual, duas Clínicas da Família, e dois EDIs. Tirando o comércio, e casas que vão crescendo dentro da comunidade.

Uma das características principais do Rio das Pedras, é a união de sua população. Que é formada basicamente por imigrantes nordestinos, que a cada dia chegam mais e mais para tentar uma vida melhor no Rio, assim como no surgimento da comunidade. Essa população batalhadora se une nos momentos bons e nos momentos difíceis, como nas chuvas de Abril, na qual houveram diversas campanhas de doações de alimentos, e roupas, para ajudar moradores  que perderam tudo da chuva.

Rio das Pedras ficou conhecido historicamente por um ponto principal, o famoso baile do Castelo das Pedras, que foi criado em 1993 e foi um dos pilares para que a cultura do Funk fosse desenvolvida, saindo do morro para o asfalto, contando com presenças de diversos artistas e jogadores. Em 2018, o Castelo fechou, e até agora não se sabe o que será feito no local. Até hoje o Castelo é usado como referência para identificar a região. Hoje, a maior casa de show do Rio das Pedras, e um dos pontos mais conhecidos é o Espaço Terraço, que é uma casa de shows construída no alto de uma loja, no qual artistas renomados no cenário musical se apresentam todo fim de semana.

Rio das Pedras tem muitas coisas boas para se conhecer, é um lugar tranquilo de se caminhar, e se viver. Quem vem, mesmo visitar, volta sempre. E quem mora aqui não tem vontade de sair, pela paz que a região tem. Como falamos, Rio das Pedras não tem somente coisas ruins, tem coisas muito boas, que valem a pena ser mostradas.