Retrospectiva 2020: o ano apocalíptico; confira alguns dos acontecimentos que marcaram vidas

Retrospectiva 2020: o ano a ser esquecido

O ano de 2020 poderia ser facilmente um filme hollywoodiano. Água “potável” com cheiro e cor. Ruas vazias. Escolas fechadas. Hospitais lotados. A humanidade é ameaçada por um inimigo invisível. Um ano que mais parece roteiro de ficção. Selecionamos apenas alguns dos muitos acontecimentos no Rio de Janeiro e no Brasil que ocorreram ao longo de 2020 e que vão ficar na memória e entrar para a História. Confira abaixo a Retrospectiva 2020:

Janeiro – Crise da água

Água distribuída pela Cedae sai turva das torneiras e filtros, com cheiro e gosto de terra. Vários moradores do Rio de Janeiro passam mal.

Fevereiro – Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirma o primeiro caso de Covid-19 no Brasil em 26 de fevereiro, em São Paulo. Ao mesmo tempo, a doença começa a se espalhar pelo mundo.

Março – Primeiros impactos da pandemia

Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara pandemia de Covid-19. Seis dias depois, o governador Wilson Witzel decreta estado de emergência no Rio de Janeiro para conter o avanço do novo coronavírus. Várias medidas são tomadas, entre elas a suspensão de aulas em escolas.

Abril – Auxílio emergencial

Pressionado pela alta do desemprego e queda de renda dos brasileiros por causa da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro sanciona a lei do auxílio emergencial de R$ 600.

Maio – Vidas Negras Importam

Maio foi marcado pelos protestos antirracismo iniciados após a morte do negro George Floyd, asfixiado por um policial branco nos EUA. O movimento Vidas Negras Importam fez várias passeatas ao redor do mundo, incluindo o Rio de Janeiro.

Junho – Reabertura gradual

Início da primeira fase do plano da retomada gradual das atividades na cidade do Rio de Janeiro. Uso de máscaras, distanciamento social e outras regras são desrespeitadas pela população.

Julho – Eleições adiadas

Eleições municipais são adiadas para 15 e 29 de novembro por causa da pandemia.

Agosto – Afastamento do governador do Rio

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento de Wilson Witzel do cargo de governador do Rio de Janeiro devido a suspeitas de fraude em compras na área da saúde durante a pandemia do coronavírus.

Setembro – Queimadas no Pantanal

As queimadas no Pantanal bateram o recorde histórico em setembro. No mês, foram registrados 8.106 focos de calor no bioma, o maior número contabilizado desde o início do monitoramento em 1998.

Outubro – Incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso

Um incêndio atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, na manhã de 27de outubro. Três pacientes morreram no próprio hospital e outros treze faleceram nos dias seguintes ao serem transferidos da unidade.

Novembro – Assassinato de João Alberto Freitas

João Alberto Freitas, homem negro de 40 anos, foi espancado e asfixiado por dois seguranças brancos no supermercado Carrefour, em Porto Alegre. O assassinato, ocorrido na véspera do Dia da Consciência Negra, desencadeou protestos por todo o país e repercutiu no exterior.

Dezembro – Réveillon virtual

A virada do ano vai ser em um formato diferente por causa da pandemia. Haverá shows em pontos turísticos da cidade, sem público e com transmissão on-line e pela TV.

Matéria originalmente publicada no jornal A Voz da Favela de dezembro.

Leia mais: Contagem regressiva