Projeto Senac nas UPPs chega em Manguinhos e Jacarezinho oferecendo 210 vagas gratuitas na área de beleza e novo curso de barbeiro

Foto: divulgação
Foto: divulgação

As inscrições serão realizadas dia 29, a partir das 8h

O projeto Senac nas UPPs do Senac RJ, que oferece qualificação profissional gratuita nas favelas pacificadas, vai abrir 210 vagas de capacitação gratuita no dia 29 de outubro. Manguinhos e Jacarezinho receberão cursos de técnicas básicas de cabeleireiro, design de sobrancelhas, manicure e pedicure, e, uma novidade: o curso de barbeiro, voltado para atender à crescente demanda de mercado de beleza masculina. As aulas serão ministradas em Carretas Escola, veículos transformados em ambiente de aprendizado, com todo o equipamento necessário para as aulas práticas. As inscrições serão realizadas por meio de distribuição de senhas, a partir das 8h, na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.184.

Criado em 2010, em parceria com o Governo do Estado, o programa, que visa a geração de renda e o desenvolvimento social, já atendeu mais de 5 mil pessoas em 24  localidades. Nos últimos doze meses, o projeto esteve presente em oito favelas, entre elas Cidade de Deus, Caju, Lins de Vasconcelos, Vila Cruzeiro, Andaraí, Batan, Vila Kennedy e Fallet/Fogueteiro. Os públicos são diversos: pessoas em busca do primeiro emprego ou de recolocação no mercado de trabalho, ou que visam o microempreendedorismo.

“Os cursos do programa Senac nas UPPs foram pensados para disponibilizar aprendizado profissionalizante com alta demanda de mercado. São oferecidas opções para quem quer criar o próprio negócio ou complementar a renda familiar até mesmo trabalhando de casa. Todos estes cursos na área de beleza permitem acesso a essas oportunidades”, afirma Ana Paula Nunes, gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ.

E, para atender à grande demanda do mercado de beleza masculina, que nos últimos tempos se tornou crescente com a valorização de barbas e cortes ousados, a instituição inclui uma novidade entre os cursos de beleza oferecidos pelo programa: o novo curso de barbeiro, que traz como diferencial, além do ensino tradicional – corte masculino, barba, cavanhaque e patilha (costeleta) -, aulas de limpeza periférica de sobrancelhas e de visagismo, técnica que adequa o corte à harmonia do rosto.

Para concorrer às vagas, todos os interessados deverão ser maiores de 16 anos e possuir escolaridade a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, terão que comparecer no local de inscrição munidos com documentos originais de identificação, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Para obter mais informações, poderão entrar em contato pelo Disque-Senac: 4002-2002.

Senac RJ 

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 69 anos na profissionalização de mão de obra para setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 77% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2013 o Senac RJ passou de 13 mil para 81 mil alunos.

Endereço: Avenida Dom Hélder Câmara, 1.184 – em frente ao CRJ (Centro de Referência da Juventude de Manguinhos) – próximo a UPA e a Clinica da Familia.

Data das inscrições: 29 de outubro

Horário: às 8h – haverá distribuição de senhas, por ordem de chegada.

Previsão de início das aulas: 9 de novembro

 Duração:

Técnicas básicas de cabeleireiro – 100h

Barbeiro – 160h

Manicure e Pedicure – 160h

Técnicas básicas de maquiagem – 80h

Design de sobrancelhas – 20h

senac 1
Foto: divulgação