Projeto gratuito de arte para crianças e jovens recebe inscrições para aulas na Mangueira

Instituto Evoé lança a segunda edição do Experimentos Artísticos, que vem para despertar, através da arte, o melhor da imaginação e criatividade, utilizando bonecos, games e linguagens presentes nas redes sociais.

foto: divulgação

Com o objetivo de levar a arte e cultura a crianças e jovens de forma leve e atraente, o Instituto Evoé lança, em parceria com o CEFTEM, o Experimentos Artísticos 2.0, projeto de arte-educação que usa a linguagem dos games, redes sociais e bonecos para estimular a criatividade, foco e senso crítico. Através da arte cênica, conteúdos audiovisuais são criados e realizados exclusivamente para o projeto e disponibilizados no YouTube.

A segunda edição ganha uma novidade: aulas presenciais de dança e teatro, de 23/08 a 06/10, para 60 crianças de 6 a 13 anos da comunidade da Mangueira, em um galpão inaugurado para o projeto. As selecionadas serão divididas em grupos para terem aulas duas vezes por semana. Para se inscrever é preciso enviar mensagem para o número (21) 99556-6677 até sexta, dia 20/08, antes que a turma seja preenchida.

Com as crianças divididas em grupos, as quatro aulas que serão gravadas em setembro, com a participação do personagem Theo, um muppet original desenvolvido especialmente para o projeto, abordando temas como combate ao racismo e o bullying, ficarão disponíveis no YouTube, a partir de outubro, para que quem estiver em casa pratique as mesmas atividades. A inspiração para criar a melhor linguagem para este grupo, veio dos bonecos manipulados supercoloridos de programas como Vila Sésamo, Muppets e os atuais Helpster.

Para o Grupo 2 (+14 anos) a linguagem usada para transmitir os conteúdos e reter o interesse dos jovens será a dos aplicativos de vídeo virais, como o Reels do Instagram. O objetivo é estimular a autoconfiança, comunicação e desenvoltura, através de práticas de jogos cênicos, exercícios teatrais e trabalhos criativos usando a linguagem das redes sociais e os principios da gamificação (fazer com que as aulas sejam fases com desafios que precisam ser ultrapassados, como nos games).

Outra novidade será a participação de um profissional de RH para compartilhar orientações básicas para os alunos terem sucesso em processos seletivos profissionais em um quadro que se chama “Entrevistando quem te entrevista na entrevista de emprego”. O Teatro Riachuelo servirá de locação. Para as escolas que queiram participar e receber os vídeos, basta entrar em contato pelo e-mail producao@institutoevoe.com.br ou pelo whatsapp (21) 99556-6677.

“A gente acredita que a arte e a educação são as formas mais potentes de transformar uma pessoa e só as pessoas podem transformar o mundo. Utilizamos recursos pedagógicos e artísticos potentes como músicas, elementos teatrais, bonecos, games e até mesmo linguagem das redes sociais, para facilitar o diálogo e a absorção do conteúdo por parte dos participantes.”, diz Reiner Tenente, coordenador pedagógico.

Em seu primeiro ano, em meio à pandemia, a iniciativa estreou de forma totalmente online. Mais de 280 crianças e jovens, de mais de 30 instituições de ensino e de acolhimento parceiras, além do público em geral, tiveram acesso às videoaulas pelo canal “Experimentos Artísticos”, resultando em mais de 3.600 visualizações e mais de 270 vídeos enviados pelos assistidos pelo projeto.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas