Programa Paixão de Ler no Teatro Carlos Gomes: atividades gratuitas para crianças e adultos

Projeto Paixão de ler. Imagem: Divulgação Prefeitura do Rio.

Mais de mil obras serão distribuídas. O objetivo da Secretaria de Educação é atingir a marca de mais de dez mil exemplares doados somente este ano

 

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta terça-feira, dia 5/11, às 14h, no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, a 27ª edição do Paixão de Ler – Poesias ao vento, campanha de incentivo à leitura e promoção da literatura. Até o próximo dia 12/11, o público vai mergulhar em um universo de histórias, temas e reflexões. A programação terá mais de 120 atividades, entre oficinas, exposições, debates, saraus, contação de histórias, palestras e encontros com escritores.

Com agenda para crianças e adultos, a programação é inteiramente gratuita e será realizada em bibliotecas e equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação.

– A leitura é um dos maiores pilares da Educação. Nossa Secretaria Municipal de Educação já atua fortemente neste campo, com a nossa Gerência de Leitura, a administração direta de 14 bibliotecas espalhadas por todos os cantos da cidade mais as salas de leitura que temos em todas as 1.540 unidades escolares, que totalizam um acervo de 6,8 milhões de livros. E também marcamos presença na Bienal Internacional do Livro, com estande próprio e levando nossos alunos da Rede Municipal de Ensino para visitar a maior feira literária do país. A paixão pela leitura faz parte da vida da SME – comenta a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane.

Imagem: Divulgação Prefeitura do Rio.

O primeiro dia será marcado pelo início da distribuição de livros na Central do Brasil e pelas bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultural, às 9h. Serão mais de mil obras distribuídas, fazendo com que a secretaria atinja a marca de mais de dez mil exemplares doados este ano.

– Com esse evento, a Secretaria Municipal de Cultura cumpre um de seus muitos papeis: difundir o conhecimento através da literatura. A leitura não apenas aprimora a escrita e o vocabulário das pessoas, mas abre o pensamento, apresenta universos diferentes. E o Paixão de Ler faz isso de forma fácil. Durante estes sete dias, vamos aproximar o público das palavras e dos autores, incentivar a leitura e a produção literária – afirma o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder.

Este ano, o evento literário faz uma homenagem ao poeta Carlos Nejar, nascido em Porto Alegre em janeiro de 1939. O “Poeta do Pampa Brasileiro”, como é chamado, é um imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira de número 4, e tem como marco a indicação ao Prêmio Nobel da Literatura, em 2017.

Entre os autores que participarão das atividades da campanha estão nomes como Julio Emílio Braz, Livia Pandolpho, Vivian Pandolpho, Gustavo Pinheiro, Otávio Junior da Penha, Carine Lemos, Luciene Prado e Joana Maria Teixeira. A lista completa de atividades pode ser conferida no link http://paixaodeler.rio/

 

Homenagens

A 27ª edição do Paixão de Ler vai homenagear o poeta Carlos Nejar; a bibliotecária Deolinda Maria Mello de Avellar, responsável pela Biblioteca Euclides da Cunha, na Ilha do Governador; a jovem Raissa Luara Castro de Oliveira, fundadora da Biblioteca Comunitária no Mundo da Lua, no Morro dos Tabajaras, e o grupo Sarauzeiras Oníricas, composto por Yolanda Soares, Maria Inês Moraes (Mary Onírica) e Lindacy Menezes.

Eles receberão o livro infantil-juvenil “Arte dos contos” lançado pela Multirio, na semana passada, com prefácio feito pelo escritor Carlos Nejar e conteúdo de professores e funcionários das escolas da rede municipal de Educação. Também serão exibidos vídeos, produzidos pela Multirio, em homenagem ao Nejar, com leitura de poesia do imortal e informações sobre os 27 anos da campanha.