Mutirão para teste da orelhinha na rede pública

Teste da orelhinha. Imagem: Divulgação HUGG-UNIRIO

Durante todos os finais de semana de novembro, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – HUGG, que pertence à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, realizará testes de orelhinha em bebês oriundos da fila do Sistema Ambulatorial do Município do Rio de Janeiro – SISREG.

A proposta é absorver de 30% a 50% da demanda, totalizando 480 de crianças nascidas em outras maternidades que não conseguiram fazer o teste e estão na fila para a realização do exame Emissões Otoacústicas Evocadas para Triagem Auditiva (Teste da Orelhinha), que ainda se encaixam no perfil de Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU).

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal Universal – Tanu é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. Segundo o Ministério da Saúde, a Tanu deve ser realizada no primeiro mês de vida, podendo este prazo se estender até o terceiro mês, ou seja, o público alvo são os recém-nascidos e lactentes com até 3 meses e 29 dias no dia do exame.

Os dias do mutirão serão 03, 09, 10, 23, 24 e 30 de novembro.