Programa Miniempresa abre inscrições para alunos do ensino público

FOTO: ADRIANO ISHIBASHI

agas destinadas a jovens do Ensino Médio dão a oportunidade de criar e administrar a própria empresa a partir de programa da Junior Achievement.

 Estudantes poderão participar gratuitamente do programa de formação prática oferecido pela Junior Achievement – uma organização internacional que há cem anos promove a educação empreendedora para jovens em idade escolar pelo mundo.  No Miniempresa, alunos do Ensino Médio criam um produto e fazem a gestão de uma empresa real. Ao longo de 17 semanas, os estudantes definem o produto, vendem ações, elaboram a estratégia de comercialização e planejam a linha de produção, sempre com apoio de mentores.

 Carla Lima, de 16 anos, uma das participantes da edição de 2018, afirma que a experiência foi decisiva para desenvolver novas competências, incluindo a habilidade para trabalhar em equipe e a capacidade de resolver problemas de forma criativa. “As dificuldades não foram nada, porque no final nos tornamos gigantes”, diz a jovem.

   A 36° edição do programa no Rio de Janeiro será realizada de maio a setembro – quando acontece a grande feira de miniempresas – e terá a participação de 23 instituições pelo estado, mobilizando mais de 600 jovens e 100 voluntários. O Miniempresa ainda terá pela primeira vez duas turmas com inscrições livres – o aluno da rede pública pode se inscrever independentemente da escola participar ou não – com limite de 30 vagas cada.

  Uma turma será viabilizada pelo MetrôRio, com apoio do Instituto Invepar, e será realizada na sede do Plantando o Amanhã, que fica no Shopping Nova América. A turma se restringe exclusivamente a alunos do Ensino Médio de escolas públicas que sejam do entorno de Del Castilho e contará com encontros semanais, sempre às terças-feiras, das 14h30 às 17h30.

   A outra conta com o apoio da Dell – multinacional no ramo de hardware de computadores – para viabilizar os encontros das quartas-feiras, das 14h às 17h. As reuniões acontecerão na ONG Ação da Cidadania e o único pré-requisito é que o aluno esteja matriculado no Ensino Médio em uma instituição pública. As inscrições devem ser feitas através de formulário online, disponíveis em: http://bit.ly/MiniempresaRedeCruzada19 e http://bit.ly/MiniempresaByDell19.