Prêmio Inspirar 2024 inscreve até 28/03

O Instituto Neoenergia abre inscrições para a 4ª edição do Prêmio Inspirar até o dia 28 de março. A iniciativa homenageará 16 lideranças femininas de projetos de arte e cultura em oito estados e no Distrito Federal.

As inscrições para o Prêmio Inspirar 2024 do Instituto Neoenergia estão abertas a partir desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Para valorizar o protagonismo feminino no campo da arte e cultura, a ação reconhecerá 16 lideranças femininas que atuem em municípios de 8 estados – Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul – e no Distrito Federal.

As interessadas poderão fazer sua inscrição em duas categorias: Mulheres e Coletivos (grupos não formalizados com mais de um ano em atividade). É necessário que as ações promovidas pelas mulheres interessadas em participar estejam comprometidas com o ODS 5 – Igualdade de Gênero da ONU e promovam transformações positivas em territórios vulnerabilizados.

Nesta edição, serão distribuídos R$ 122.800,00 entre as vencedoras, 14 delas escolhidas por votação popular e duas por mérito cultural concedido por um Comitê Externo de Especialistas também formado por mulheres.

“O protagonismo feminino é fundamental para superarmos os desafios da

Agenda 2030, especialmente no campo da arte e cultura, que oferece tantas oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico.

“As inscrições foram abertas no Dia Internacional da Mulher, e não é mera coincidência, pois o objetivo é fortalecer a mensagem de que o Investimento Social Privado deve ser um catalisador da igualdade de gênero. É um prazer para nós trabalhar em prol da valorização de lideranças femininas com histórias tão incríveis”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

As inscrições para o Prêmio Inspirar 2024 devem ser realizadas pelo site da organização.Na plataforma, também está disponível o regulamento, que reúne todas as informações sobre a iniciativa, inclusive a relação de todos os municípios contemplados neste ano.