OAB da Paraíba realiza debate sobre Direitos Humanos e intolerância religiosa em João Pessoa

A intolerância religiosa será tema do ‘Café Pensante’ na OBA em João Pessoa. Foto: Reprodução internet/Sem identificação autoral

Um debate que promete muita reflexão e muito pano pras mangas será realizada nesta quinta-feira, 25, a partir 14h00, no Auditório da OAB em João Pessoa. É que será realizado um evento chamado “Café Pensante”, cujo tema será Religião e Direitos Humanos: uma reflexão sobre intolerância religiosa, com representantes de várias tendências ou correntes religiosas.

A organização é da Comissão dos Direitos Humanos e Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-PB e o debate terá a presença do procurador José Raimundo (Presidente da Federação Espírita Paraibana); advogada Priscila Souza (Budismo); teóloga Antirracista, doula e assistente social Aline Martinells (Cristianismo evangélico); professor universitário e sacerdote de candomblé e jurema Carlos Narciso (Matriz africana) e do advogado e mestre/UFRN Alisson Galvão (Adventista).

Segundo o presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB Paraíba, advogado Tarcísio Feitosa, “a ideia principal é ratificarmos que, como a escolha e exercício religioso é um direito fundamental, protegido por leis nacional e internacionais, mas, sobretudo, está intimamente ligado à identidade humana, faz-se necessário todo o esforço para que as várias correntes de pensamento e crença convivam harmonicamente, com respeito e dignidade”.

Ele disse ainda que é importante frisar a necessidade da manutenção de um Estado Laico, onde nenhuma religião ou crença tenha primazia sobre outras por ter a simpatia estatal. “O Estado Democrático é constituído por esta diversidade religiosa e toda essa multiplicidade deve ter o mesmo olhar e simpatia pelo Estado”, ressalta.

Sobre essa questão do Estado Laico, o advogado ainda destaca que isso não quer dizer que a manifestação religiosa seja proibida ou indesejada. “Ou seja, não é que o Estado seja contra todas as religiões. Até porque ele é formado pelas pessoas que professam sua religiosidade. Ao contrário disso, deve respeitar a todas sem preferência por nenhuma delas”.

Pelo que se pode ver e por ser um tema “palpitante”, o Café Pensante da OAB Paraíba deverá realmente esquentar os ânimos e as ideias na tarde desta quinta-feira em João Pessoa. Um boa discussão deverá ser formalizada, até mesmo pela diversidade e representatividade com que foi pensada essa edição do evento.

Gostou da Matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas