Morro da Providência terá evento para fomentar novos negócios

Startup Weekend Favela ocorrerá dos dias 28 a 30 de março.

Serão 54 horas para criar soluções que ajudem os moradores da comunidade

banner-site-rio-favela

 Nos dias 28, 29 e 30 de março acontece a primeira edição do Startup Weekend Favela. O local escolhido para essa primeira edição foi o Morro da Providência. O evento, que é o primeiro do mundo a acontecer em uma comunidade carente, pretende reunir mais de 100 empreendedores para produzir soluções digitais para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Em pesquisa prévia na comunidade, a organização do evento descobriu os principais temas que afligem os habitantes do Morro da Providência e que serão abordados no evento: Educação, Destino ao Lixo, Geração de Renda e Cultura e Lazer. O evento será realizado no Instituto Central do Povo, cedido pela associação de moradores, em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), ONG de inclusão digital presente em 13 países.

“Estivemos na final do Startup Weekend Rio ano passado vimos aquela energia dos empreendedores e pensamos que poderíamos usar o evento para ajudar regiões carentes,” explica Rodrigo Baggio,presidente do CDI.

54 horas para por ideias em prática

Além de contar com participantes das áreas de negócios, programadores e designers, o evento terá moradores da própria comunidade que integrarão as equipes.

“O objetivo disso é começar a movimentar a comunidade, para que eles mesmos comecem a encontrar e desenvolver soluções para a Providência com o auxílio de todos,” comenta Alline Jajah, uma das organizadoras dessa edição.

Ao todo serão três dias dedicados a tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa. Em 54 horas os participantes serão encorajados a desenvolver planos de negócios e apresentá-lo a uma banca julgadora composta por experientes empreendedores e investidores.

Diversas empresas já nasceram em eventos Startup Weekend, entre elas a global EasyTaxi, criada na primeira edição do evento realizada no Rio de Janeiro.

“Sabemos o quanto é difícil manter um projeto adiante e transformá-lo de fato em uma grande empresa. Por isso, vamos oferecer os laboratórios de informática do CDI e diversos mentores já se dispuseram a continuarem dando suporte às equipes após o término do evento,” afirma Amure Pinho, organizador do evento.

Além do patrocínio do CDI, o Startup Weekend também contará com a Faculdade Estácio, Sebrae-RJ e Microsoft BizSpark viabilizando o evento. O Morro da Providência será o teste para que o evento seja realizado em locais carentes nos países que o CDI está presente.

Serviço:

Data: 28, 29 e 30 de março

Local: Morro da Providência

Inscrições: riofavela.startupweekend.org

Preço: R$ 220

Sobre o Startup Weekend

Startup Weekend é um evento, mantido pela UP Global, já teve edições em mais de 676 cidades ao redor do mundo e mais de 600 empresas já foram criadas a partir de ideias sugeridas em eventos“Startup Weekend” realizados em mais de 119 países. Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.

Sobre o CDI

O Comitê para a Democratização da Informática – CDI é uma ONG fundada em 1995 que utiliza a Tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento social e da cidadania.

Por meio de uma Metodologia Própria, o CDI nesses 18 anos capacitou mais de 1,54 milhão de pessoas e está presente em 13 países.