Ministro do STF recebe governador do Rio para discutir letalidade das operações policiais em favelas cariocas

Edson Fachin ministro do STF
Edson Fachin ministro do STF Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE
Edson Fachin ministro do STF
Edson Fachin ministro do STF – Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Na última quarta-feira (01/06), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin recebeu o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O encontro aconteceu para que ambos discutissem as operações policiais em favelas cariocas e a letalidade policial no Estado.

Dessa forma, o ministro do STF e o governador iniciaram esse debate ainda no ano passado, quando em Maio de 2021 o Jacarezinho viveu uma das operações policiais mais letais da cidade do Rio de Janeiro.

Porém desta vez, podemos legar o breve encontro ao recente episódio de genocídio que ocorreu no Complexo da Penha, semana passada e, culminou na morte de 25 pessoas.

Fachin, que é o relator da ADPF 635, mais conhecida como “ADPF das favelas”, que questiona a política de segurança pública fluminense, divulgou em nota que é dever do governo estabelecer as metas e as prioridades do plano de redução da letalidade policial, mas cobrou que sejam respeitas as exigências mínimas definidas pelo STF.

Até então, mesmo com as determinações, o governo do Estado do Rio de Janeiro ainda não apresentou o plano para redução da letalidade policial.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas