O Centro de Artes da Maré acomodou em dezembro a última edição do ano de 2022 da Festa Literária das Periferias. Já em sua 12ª edição, o evento teve uma programação cheia de poesia, debates, exposições, literatura, música e outras formas de arte. 

A Flup é característica por ser realizada, desde 2012, nos territórios da capital do Rio de Janeiro que são tradicionalmente excluídos de programas culturais e literários. 

Com o tema “Maré de Periferias” e com Lima Barreto como homenageado, o evento trouxe, pela primeira vez sediado no Rio de Janeiro, o Slam BR. Ele é o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, pela primeira vez na programação.

Slam BR

A competição envolveu vinte e cinco poetas, dos quais doze foram selecionados para participar da semifinal. As performances envolveram variados temas de forte impacto social, entre eles o racismo, a violência contra mulheres e a LGBTfobia. 

A festa também contou com escritores nacionais e internacionais que participaram de mesas de conversa, sessões de autógrafos e lançamentos literários. Entre os presentes estavam Anielle Franco, Audrey Pulvar, Conceição Evaristo, Jessé Andarilho, Geovani Martins, Marcelino Freire e Marilene Felinto.  

Em sua coluna no UOL, Anielle Franco relatou a importância de seu livro “Minha irmã e eu” e de lançá-lo nesse evento no Complexo da Maré, pois ” é minha favela, onde cresci e vivi minhas melhores experiências, onde me formei como cidadã e onde nossa família se construiu nessa cidade.”

Ainda segundo ela, “nesses quase cinco anos escrevi para tentar aliviar o peso do meu peito em viver sem minha irmã e conseguir sentir que seguia contando a ela tudo que estamos fazendo para manter sua memória viva e levar seu legado para mais mulheres negras, jovens e de periferias do Brasil e do mundo”. 

Além disso, a Flup se uniu à última edição de 2022 da Mostra Maré de Música. O projeto é organizado pela ONG Redes da Maré. As atrações musicais incluíram N.I.N.A do Porte, Guthierry, banda Agona, Nizaj, MC Natalhão, Evy, Kamy, o grupo No Lance e a banda Awurê. 

Por fim, para os interessados nas mesas de conversa e no campeonato Slam BR, vale destacar que a maioria está registrada na íntegra no canal do Youtube da Flup (https://www.youtube.com/@FLUPRJ/streams).

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas