Manifestações simultâneas em várias capitais reivindicaram a revogação do aumento nos transportes públicos.

Na última Quinta-Feira, 09 de fevereiro, diversas manifestações pelo Brasil reivindicaram redução das passagens nos transportes públicos municipais. Houveram manifestações simultâneas em Guarulhos, São Paulo; Rio de Janeiro; Vitória, Espírito Santo; Belo Horizonte, Minas Gerais; Florianópolis, Santa Catarina e Goiânia.

                Em Vitória os manifestantes ocuparam o Sindicato de Transporte de Pessoas do Espírito Santo (STPES) e foram violentamente reprimidos pela Polícia Militar que efetuou três detenções, sendo que um dos manifestantes está sendo mantido preso num presídio comum. Segundo o Movimento Contra Aumento- Espírito Santo, o manifestante portava bomba de fumaça colorida um “artefato pirotécnico, permitido por lei, que não oferece risco algum às pessoas”.

                No Rio de Janeiro os cerca de 50 manifestantes organizaram na Candelária o “catracaço” – forma de protesto onde os manifestantes viajam de ônibus sem pagar a passagem, entrando pela porta de trás ou pulando a roleta. Chegando a Botafogo, ocuparam a Secretaria Municipal de Transportes e solicitaram a presença do secretário de transportes Alexandre Sansão, para prestar esclarecimento sobre as contas que justificariam um aumento de 10% em muito superior à inflação do ano de 2011, e entregar uma carta que reivindicava a revogação imediata do aumento.

                Todavia o Secretário não apareceu, mas somente a polícia militar foi enviada por Sérgio Cabral e Eduardo Paes (PMDB). A PM empesteou o local com o famigerado gás de pimenta, agredindo assim manifestantes e também funcionários que trabalhavam na secretaria – alguns policiais também sofreram os efeitos do gás. Os manifestantes evacuaram o local criticando a polícia militar por sua postura truculenta e questionando a greve dessa categoria que utiliza de violência pra lidar com as reivindicações dos demais trabalhadores.

                Assista o vídeo do ato e fique atento à programação do “Comitê de Luta Contra o Aumento das Passagens – RJ”, que está organizando atividades lúdicas e políticas para manter a reivindicação no período do carnaval:

Vídeo da Manifestação contra o aumento das passagens – RJ

Blog – http://tvpularoleta.blogspot.com/