Manguinhos hoje.

Estamos numa situação de guerra? Não meus caros, não estamos.

Desde quinta-feira à noite Manguinhos parece uma cidade fantasma, hoje, depois de toda tensão gerada pela alimentação constante do medo pela grande mídia e temor do dia a dia que aumenta nesses momentos, recebemos as “forças de paz” carioca.

Acordamos ao som e trepidação gerados pelos helicópteros dos mais diversos tamanhos, e peso de blindagem. Liguei a TV e o local por onde passo quase todos os dias estava tomado por tanques de guerra. Explosão (de novo) de uma barricada, policiais fortemente armados passando nas ruas, meu pai que trabalharia hoje não conseguiu sair já que sua carona não conseguiu chegar. Decidi sair e ver como estão as coisas, aproveitei para levar minha cachorra pra dar uma volta.

No Campo do Esperança pude avistar de longe as escavadeiras blindadas do BOPE, helicóptero no céu, ao entrar em um dos becos dois cães enormes e pretos, parei por medo de atacarem minha filhota, mas não, tudo ficou bem, perguntei a minha tia como estavam as coisas e alertei: “qualquer problema liga”, precisam saber que estamos atentos e cientes do que tudo isso significa e mais que isso, que estamos prontos a resistir caso soframos algum abuso. Depois passei para ver a “barricada” destruída. E segui para Av. dos Democráticos, onde no posto de gasolina havia uma verdadeira central de inteligência, vários carros, vários policiais. Dali, segui para a Estrada de Manguinhos, no caminho avistamos dois tanques de guerra com soldadinhos de chumbo devidamente caracterizados.

No interior da favela, mais dois. Muitos carros do BOPE, muitas pessoas na rua tentando entender o que estava acontecendo e claro, queriam ver os tanques andarem… Os helicópteros continuam a sobrevoar, e ainda não tivemos detalhes do que está acontecendo, esperamos pelas cenas dos próximos capítulos desse show de pirotecnia que provavelmente representa “o futuro do Brasil”.