I Cine Favela Festival na Rocinha

cine favela festival - Rocinha

 

Pela primeira vez a Rocinha, localizada no Rio de Janeiro, acontecerá uma mostra audiovisual competitiva. Na favela, para a favela e com a favela, esse é o objetivo do 1⁰ Cine Favela Festival: a favela e os 450 anos do Rio de Janeiro, que até oito de maio recebe inscrições de produtores e pessoas físicas pelo site: www.cinefavelafestival.com.br.  Todas as obras selecionadas serão exibidas em junho, na praça Ailton Rosa.

 O 1⁰ Cine Favela Festival é inspirado nos 450 anos da Cidade Maravilhosa e  realizado pela TV Tagarela em parceria com a EntrePontos, com o patrocínio da Prefeitura do Rio pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento promoverá dez dias de exibição de filmes competitivos, oficinas de experimentos audiovisuais, mesa de debates, fórum “audiovisual e favela” e exercícios de câmera aberta (o espectador passa a ser um entrevistado, expondo sua opinião sobre a obra audiovisual assistida). Todo o evento é gratuito.

“Vamos levar às telas temas conceituais do dia-a-dia do espectador e contribuir para democratizar o acesso à informação, promover discussões culturais diversas e estimular a produção de conteúdo audiovisual.  Queremos celebrar a cultura e o lazer a partir da promoção de um festival de cinema inédito”, diz Kleber Rodrigues, um dos coordenadores do projeto.

Poderão participar as obras que tenham a favela como tema principal ou secundário, em diferentes plataformas (digital, celular etc.), formatos e linguagens (web-vídeos, curta-metragem, longa-metragem ou vídeo-mapping), sem critério de minutagem ou ano de realização. A Mostra ocorrerá de 10 a 19 de junho, das 19h às 23h, e encerrada no dia 20, às 16h. No último dia, autoridades, especialistas e lideranças comunitárias estarão reunidas para uma mesa redonda com o tema “Acesso à cultura na favela: como, quando, onde e para quem?” e logo depois, a cerimônia de premiação, finalizando com um pocket show voz e violão.

Os prêmios serão divididos em dez categorias: melhor curta documentário, melhor curta ficção, melhor médio/longa documentário, melhor médio/longa ficção, melhor videoclipe musical, melhor obra experimental, melhor animação, melhor obra favela ontem, melhor obra favela hoje e o Prêmio Eduardo Coutinho – Melhor Obra Júri Popular.