Festival promove três dias de atividades gratuitas com artistas da periferia carioca

Imagem: Divulgação IMS.

Evento acontece nesse final de semana no IMS Rio. Organizada em parceria com a Agência de Redes para Juventude, a programação inclui debates, festas, exibições de cinema, feiras, entre outros destaques

 

“Quem fala e quem escuta?”. Esta pergunta, vital no debate contemporâneo, norteia a primeira edição do Escuta Festival, organizado pelo Instituto Moreira Salles e a Agência de Redes para Juventude. O evento acontece de sexta a domingo (13, 14 e 15 de dezembro), no IMS Rio (Rua Marquês de São Vicente, 476).

O festival promove debates, conversas e atividades voltadas para as linguagens e práticas culturais realizadas nas periferias do Rio de Janeiro. Para participar do evento, a Agência convidou uma rede de artistas e ativistas de favelas e territórios populares, que se encontrarão com o público no IMS Rio. Todas as atividades são gratuitas.

O evento começa na sexta-feira (13/12), às 16h, com a mesa “Quando novos corpos, territórios e vozes chegam ao sistema das artes”, composta pela artista Taisa Machado, a atriz Dandara Vital, o escritor Otávio Júnior, e o videomarker Big Jaum. Ouvindo a fala, estarão os pesquisadores Ivana Bentes, professora da UFRJ, e Fred Coelho, docente da PUC-Rio, a fotógrafa Rosângela Rennó, e o produtor Batman Zavareze. Ao final da apresentação, eles realizarão perguntas para os participantes da mesa.

Em seguida, às 18h, haverá uma festa, no espírito das resenhas que acontecem nas periferias. A celebração começará com uma aula de afrofunk, ministrada por Taisa Machado. Em seguida, um grupo de slammers e poetas apresentarão seus trabalhos ao público, numa festa comandada pela MC Gênesis, ao som do DJ Bion, nos arredores da piscina.

A programação continua no sábado (14/12), às 11h, com a exibição de um curta em homenagem ao audiovisual, de Cavi Borges. O filme apresenta um compilado de produções da periferia do Rio de Janeiro, nos últimos quinze anos.  Às 14h, doze artistas de territórios populares, selecionados em uma convocatória realizada pelo IMS, conversarão sobre seus portfólios com profissionais de várias áreas do Instituto (evento fechado). Também às 14h, o festival traz uma oficina sobre o punk rock carioca, com o historiador Larry Antha.

Às 16h, acontecem duas atividades simultâneas: uma visita mediada à casa e aos jardins do centro cultural e uma mostra de cinema. Na primeira, a equipe da ação educativa conduzirá o público em um percurso pelos jardins e pela arquitetura da Casa da Gávea. Exibida no cinema, a mostra apresentará cinco curtas produzidos na Baixada Fluminense, seguida de debate com os diretores. Às 18h, nos arredores da piscina, haverá ainda uma roda de samba com a música Margarete Mendes.

Já no domingo (15/12), às 11h, o festival promove um piquenique com cineastas, performers, grafiteiros e ativistas da periferia da cidade. Ao longo do encontro, eles trocarão impressões sobre os desafios de suas atuações e os planos para o futuro. Às 15h, o ator Leandro Santanna, indicado ao Prêmio Shell 2018, apresentará um monólogo sobre a obra do escritor Lima Barreto. Às 16h, a equipe educativa fará a visita mediada pelos jardins e a casa do centro cultural.

Leandro Santanna, indicado ao Prêmio Shell 2018. Imagem: Divulgação IMS

Também às 16h, haverá um debate, no qual artistas de periferias convidados  discutirão os acervos do IMS, apresentando possíveis leituras e intervenções artísticas sobre as coleções. A mesa contará com a presença do fotógrafo Francisco Valdean e dos artistas Lucas Ururah e Panmela Castro. Na plateia, estarão Beatriz Paes Leme, Bruno Buccalon, Elizama de Almeida, Gabriel Bevilacqua, Gustavo Aquino e João Fernandes, representantes da equipe do IMS. O festival encerra às 18h, com a festa Eu amo Baile Funk, conduzida pelo DJ Grandmaster Raphael, nos arredores da piscina.

A Feira Crespa Gastronômica estará presente durante os três dias do festival, vendendo comidas e bebidas.

 

 

 

 

 

*Imagens: Divulgação IMS: 1- Ativista e produtor cultural Julio Barroso; 2- Pesquisadora e professora da UFRJ Ivana Bentes; 3- Oficina Afrofunk.

Escuta Festival

13, 14 e 15 de dezembro (sexta, sábado e domingo)

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea,

Rio de Janeiro

Tel.: (21) 3284-7400

 

Programação completa

13 de dezembro (sexta-feira)

16h – Mesa Quem fala? Quem escuta? – Quando novos corpos, territórios e vozes chegam no sistema das artes

Com: Taisa Machado,  Dandara Vital, Otávio Júnior, Big Jaum, Ivana Bentes, Fred Coelho, Rosângela Rennó, Batman Zavareze. Mediação: Marcus Faustini

 

Auditório

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa

18h às 20h – Resenha das maravilhosidades da palavra falada

Com: Gênesis, Taisa Machado, DJ Bion, Binho Cultura, Enraizados no Vagão; Sabrina Azevedo (Slam Laje) e Mery Onírica (Universidade das Quebradas)

Arredores da piscina

Entrada gratuita

 

14 de dezembro (sábado)

11h – Exibição de filme de Cavi Borges + Ato de celebração ao audiovisual da periferia

Auditório

Entrada gratuita

 

14h – Oficina O Rio punk de Larry Antha

Com Larry Antha

Ateliê

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa

 

14h – Escuta de portfólio

Leitura de portfólio de artistas já selecionados em convocatória realizada pelo IMS*

*O evento será voltado apenas aos artistas selecionados, não sendo aberto ao público

 

16h – Família em Foco especial: Casa- Jardins do IMS

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa

Atividade voltada para adultos e crianças acompanhadas

 

16h – Mostra audiovisual da BXD

Exibição de curtas de realizadores da Baixada Fluminense, seguida de bate papo com os diretores.

Filmes exibidos: Cascudos, de Igor Barradas, Cineclubismo na BF, de Carol Vilamaro, Eu preciso destas palavras escritas, de Milena Manfredini e Raquel Fernandes, Mente aberta, de Getulio Ribeiro, Joãosinho da Gomea, o rei do Candomblé, de Janaina Oliveira Refem e Rodrigo Dutra

Mediação: Cavi Borges

Auditório

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa

 

18h – Roda de Samba com Margarete Mendes

Arredores da piscina

Entrada gratuita

 

15 de dezembro (domingo)

11h – Piquenique das ideias perigosas

Com: Sinara Rúbia (Panteras Negras), Luciana Bezerra (Nós do Morro), Quitta Pinheiro (Baphos Periféricos), Manaíra Carneiro (Fluxos Urbanos), Juliana França (Grupo Código), David Amen (Raízes em Movimento), Julio Barroso (produtor) e Ana Chagas (Saravá Bien).Mediação: Luana Pinheiro

Área ao lado da pequena galeria

Entrada gratuita

 

15h – Monólogo Lima entre nós: estudo compartilhado a atualidade de Lima Barreto, com Leandro Santanna

Entrada gratuita

 

16h – Família em Foco especial: Casa- Jardins do IMS

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa

Atividade voltada para adultos e crianças a partir de 6 anos

 

16h – Mesa Quem fala? Quem escuta? – IMS: Acervos Abertos

Com: Francisco Valdean, Lucas Ururah, Panmela Castro, Bruno Buccalon, João Fernandes, Gabriel Bevilacqua, Beatriz Paes Leme, Elizama Almeida

Sala de aula

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa

 

18h – Festa Eu amo baile funk

Arredores da piscina

Entrada gratuita