Festival Audiovisual Visões Periféricas estréia hoje, online e gratuitamente

O projeto tem como objetivo geral exibir um painel diversificado de expressões culturais brasileiras através da produção audiovisual.

Making off do filme Jorge, de Gê Vasconcelos. Rio de Janeiro, Favela da Maré, Julho de 2018. Créditos: Valda Nogueira

Nesta quarta-feira (24/03), o Festival Audiovisual Visões Periféricas realiza sua 14ª edição, dessa vez de forma online e gratuita através do seu canal de streaming. A mostra vai do dia 24 a 31 de Março, e traz uma curadoria que privilegia filmes de qualidade feitos por realizadores com forte vínculo com as periferias brasileiras.

O festival esse ano exibirá, ao todo, 50 filmes de longas-metragens, médias e de curtas-metragens exibidos em 6 sessões. Além de filmes, a programação contará também com oficinas e mesas de debates, que trarão temas como os caminhos do audiovisual periférico pós-pandemia; e poderão ser vistos pelo canal do Youtube e Facebook.

Filmes que forem avaliados pelo júri técnico serão premiados com prestação de serviços na área de produção e pós-produção e bolsas de estudos em cursos de audiovisual.

Além disso, os filmes das mostras Fronteiras Imaginárias, Cinema da Gema e Panorâmica serão avaliados por um representante de licenciamento do Canal Brasil. O filme com mais votação on-line por parte do público em cada mostra competitiva vai receber um troféu do Festival.

Cada mostra do festival estará disponível por 48h para visualização no site oficial do evento, tendo início e término em um dia e horário específico que pode ser consultado na grade: https://imaginariodigital.org.br/visoes-perifericas/2021/programacao/datas.

A idealização do festival é de Marcio Blanco e a curadoria é de Marcio Blanco, Kamilla Medeiros e Janaína Damaceno. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

— O Visões tem o mérito de ser o único festival no Brasil a assumir a missão de revelar uma geração de jovens realizadores com origem nas periferias brasileiras. O conceito de periferia no festival é abrangente, incluindo filmes de realizadores de comunidades quilombolas, aldeias indígenas, favelas, negros e mulheres, disse Marcio Blanco.

Exibição dos filmes no site: www.visoesperifericas.org.br
Debates no Canal do Youtube e na Página do Facebook:
Youtube: https://www.youtube.com/user/vperifericas
Facebook: https://www.facebook.com/visoesperifericas
Classificação: livre
Instagram: https://www.instagram.com/festivalvisoesperifericas/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/vperifericas

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clica no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas