Espetáculo “Rose” estréia hoje trazendo debates, intercâmbios e oficinas

créditos: Preticia Jerônimo

Rose é funcionária de uma escola pública de um bairro periférico. Além de trabalhar como merendeira, aos finais de semana é cozinheira de uma família rica. Sendo a responsável pelas compras da casa, passa a levar sobras de comida para a cantina, com o objetivo de oferecer mais alimentos para aquelas crianças que necessitam da escola para fazer suas refeições diárias.

Esse é o mote do espetáculo “Rose”, texto com dramaturgia de Cecília Ripoll, indicada ao Prêmio Shell na categoria Melhor Autora em 2018, e direção de Vinícius Arneiro, que retorna à cena de 24 a 26 de março, através do canal do YouTube do Museu da Maré.

Vinicius Arneiro, diretor da montagem, reflete sobre a obra como: ” (…) é o olhar da classe trabalhadora sobre a vida, é sobre luta de classes, sobre paixão, comida, ética e caráter. Ou seja, a própria história é protagonista e faz de seus personagens fiação desencapada para conduzir a eletricidade dos temas”.

Realizado pela Corbelino Cultural com recursos do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, o projeto ainda contempla outras cinco ações: debate online, intercâmbio cultural, oficina de Zoom e uma oficina de produção, e a ajuda de custo, que os 70 moradores da Maré participantes receberão.

Tendo como um de seus cenários a escola, a história do espetáculo serviu para expandir o projeto de exibição online da peça à realização de parcerias com as instituições Museu da Maré e Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), ambas com profunda relação com a educação e a cultura.

“Realizar um projeto cultural como motor de trabalho para muitas pessoas neste tempo pandêmico tem sido produzir saúde coletiva a partir da arte”, destaca a atriz Natasha Corbelino, e acrescenta: “Como atriz da peça Rose e como parceira do Museu da Maré, do CEASM e do Entre Lugares, me sinto honrada em fazer a articulação entre estes trabalhos continuados tão pungentes na produção de memória e na invenção de futuros unindo Cultura e Educação no Rj, no Brasil.”

Para acompanhar a programacao completa:
Instagram: @espetaculorose
Facebook: Espetaculo Rose

Datas de apresentações:
24, 25 e 26 de março – 21h
Transmissão pelo canal do YouTube do Museu da Maré: https://www.youtube.com/channel/UC96lEX4UZm8uvyHdztVvPXg
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clica no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas