Caso Evaldo Rosa: a execução do músico

Crédito: Reprodução

Evaldo dos Santos Rosa, em 2019, tinha 51 anos, quando foi executado dentro do seu carro por militares. De acordo com os laudos produzidos durante a investigação comprovaram que 257 disparos foram efetuados pelos agentes.

Evaldo que era música, seguia com a família para um chá de bebê e o carro em que estavam foi alvo de militares. Seus familiares sobreviveram.

O catador Luciano Macedo, de 27 anos, que estava nas proximidades, tentou ajudar a família de Evaldo e também foi atingido e morto pelos militares.

Na época do crime, o caso ficou conhecido como o dos “80 tiros”, número de disparos que se acreditava terem sido feitos.

Segundo uma parente da família, os militares abriram fogo sem realizar qualquer abordagem prévia e mesmo depois dos passageiros no banco de trás terem fugido com a criança no colo, os militares continuaram atirando.

Oito militares condenados

O tenente Italo da Silva Nunes, que comandava a operação realizada em Guadalupe, na Zona Norte do Rio, foi condenado a 31 anos e seis meses de reclusão em regime fechado, por duplo homicídio e a tentativa de homicídio de Sergio Gonçalves de Araújo, na mesma ação.

Outros sete militares, que realizaram disparos na ocasião, foram condenados a 28 anos de reclusão em regime fechado, além da exclusão das Forças Armadas. Todos permanecem em liberdade, até o julgamento dos recursos.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas