Juventude Ativista lança livro de poesia: “Cajazeiras: Plantando Versos e Colhendo Poesias”

Crédito: JACA
Intitulado de “Cajazeiras: Plantando Versos e Colhendo Poesias”, o e-book de poesia será lançado nesta sexta-feira, dia 09 de abril de 2022. O livro presta uma homenagem ao complexo habitacional de Cajazeiras, na periferia de Salvador, popularmente conhecida como Cajacity!
Através de textos, ilustrações e muitas poesias, todas elaboradas por moradores do bairro, o objetivo é estimular a literatura poética e promover novos escritores (as) negros (as) de contextos urbanos compreendidos como periféricos.
Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos @fgmoficial, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
História do JACA
O JACA- JuventudeAtivistadeCajazeiras surgiu em 2004 com a proposta de mobilizar a juventude do bairro em torno de assuntos como arte, tecnologia, política, e geração de renda.
“De lá pra cá muita coisa aconteceu e estamos em processo de construção da nossa Cooperativa de Metarreciclagem”.
Acreditamos no conhecimento como bem coletivo, na autogestão e na horizontalidade e através da metarreciclagem procuramos formar e qualificar a nós mesmos e a outros jovens da comunidade.
Visando não somente a geração de renda para a juventude, que possa garantir um oficio e uma alternativa concreta frente aos problemas existentes na sociedade, como também a tarefa de realizar inclusão digital na periferia.
Se quiser fortalecer com a gente, entre em contato e doe seu lixo eletrônico! Procure também os nossos serviços de manutenção! Além disso, com o intuito de fortalecer a identidade comunitária, também ajudamos a promover diversas atividades artísticas e culturais, além de debates, que envolvam a juventude com as problemáticas vividas na comunidade de Cajazeiras, que assim como outros bairros da periferia de salvador, tem dificuldades, de acesso à educação, lazer, cultura, transporte, trabalho, etc.
Uma dessas intervenções é o Sarau de Poesia, que atualmente estamos realizando com periodicidade mensal!