Eu venci a Covid-19: colaborador da ANF passou 10 dias no Hospital do Subúrbio na capital baiana

Ubiraci Santos está fazendo fisioterapia em casa sob orientação profissional.-Crédito: Yasmin Novaes

Ubiraci Santos, 50, morador da Santa Cruz, em Salvador, colaborador da ANF- Agência de Notícias das Favelas, ficou internado desde último dia 13/04, até o dia 20/04, no Hospital do Subúrbio, por quadro respiratório, Reação em Cadeia da Polimerase de Transcrição Reversa (RT-PCR Positivo).

Segundo o relatório médico, ele apresentava área cardíaca aumentada, mediastino alargado e presença de infiltrado difuso bilateral ocupando até 2/3 inferiores de ambos hemitóraces.

Nos primeiros dias houve evolução no quadro clínico de Ubiraci, contudo, por ser cardiopata, hipertensão e pessoa com psoríase preocupava a equipe médica, uma vez que estudos científicos mostram que indivíduos com comorbidades a exemplo de arritmia cardíaca tem risco de morte por conta da Covid-19.

Ubiraci conta como está dando continuidade ao pós internamento: “Estou executando as orientações médicas, realizando movimentos recomendados pelos fisioterapeutas e praticando a boa nutrição em casa”.

“Estou executando as orientações médicas, realizando movimentos recomendados pelos fisioterapeutas e praticando a boa nutrição em casa”- Crédito: Yasmin Novaes

“No período de internação vivenciei um profissional da enfermagem dando plantão para mãe e pai com Covid-19. Em outro momento duas senhoras que receberam alta-hospitalar depois de passarem alguns dias na UTI do Hospital do Subúrbio, uma delas domiciliada no interior da Bahia e a outra no interior do Estado de Pernambuco. Do leito também escutava relatos de pacientes que foram a óbitos”, desabafa Ubiraci Santos.

Primeiros sintomas

“Na noite de quinta-feira (01) minha saúde passou a tomar outro rumo em razão de apresentar sintomas de tosse, fraqueza, dificuldade para respirar e dores em algumas partes do corpo. Na tarde de quinta-feira (08) procurei o setor de Gripário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Barris) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador”, comenta Ubiraci.

Após realizar o exame da Covid-19 o resultado é liberado com sete dias, o médico receitou uma lista de remédios para serem administrados em casa.

Mesmo depois de seguir as orientações médicas, os sintomas continuavam, e na noite do dia 12/04, Ubiraci deu entrada na UPA-Brotas.

Após diversos procedimentos da equipe multidisciplinar da saúde dentre eles o teste rápido da Covid-19 que negou a presença da doença, ainda assim, a unidade de saúde municipal acionou a regulação para o Hospital do Subúrbio, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Após realizar o exame da Covid-19 o resultado é liberado com sete dias, o médico receitou uma lista de remédios para serem administrados em casa- Crédito: Yasmin Novaes

Siga as recomendações das autoridades sanitárias praticando o “distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos, limpeza e desinfecção de ambientes”, alerta Ubiraci.

Contribua com a ANF

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas