“E Tome Coco”- cultura afro-brasileira e indígena: exposição mostra variações do Coco de Roda na Paraíba

Exposição "E Tome Coco"- Crédito: Reprodução

Começa neste sábado, 6, a exposição: “E Tome Coco”, que mostra a variação do Coco de Roda no estado da Paraíba. A exposição segue até o dia 30 de dezembro, e conta com a curadoria do professor e pesquisador da cultura afro-brasileira e indígena, Danilo Santos.

Vários grupos de Coco de Roda e manifestações culturais de quilombolas espalhados pelo Estado estarão participando presencialmente e também em exposição de fotos, slides e vídeos que serão exibidos para o público, numa pesquisa do de estudo Coco de roda Acauã.

O local de visita é na Estação Cabo Banco, Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa-PB, e tem entrada é gratuita. A abertura terá apresentação de grupos de coco de roda e um show da banda Coco de Garagem.

Segundo o professor Danilo Santos, a exposição faz parte das comemorações alusivas ao mês da consciência negra e traz para João Pessoa representantes de comunidades quilombolas espalhadas pela Paraíba, como os quilombos de Ipiranga, Caiana dos Crioulos, Mestras Ana Rodrigues e Dona Edite, Penha Cirandeira de Santa Rita e Mestra Senhorinha de Barra de Camaratuba.

Os interessados podem agendar a visita através do Instagram @estacaocabobranco de segunda a sexta-feira das 09h30 às 16h30 e aos sábados e domingos das 10h00 às 16h30.

Figurino usado nas apresentações de Samba de Roda- Crédito: Divulgação
Exposição busca ressaltar a importância da cultura afro-brasileira para a formação cultural paraibana e nordestina

A exposição tem na curadoria geral, Amanda Costa, Joana Darc, na fotografia, e trabalho audiovisual de Karla Noronha e Mazeías Junior e Ronald Vaz na direção musical da exposição.

E como protagonistas, os quilombos de Ipiranga e Caiana dos Crioulos, através das mestras, Ana Rodrigues e Dona Edite, e a mestra Penha Cirandeira, de Santa Rita, do grupo de estudo Coco de roda Acauã, além da mestra Senhorinha, de Barra de Camaratuba, além da participação de Fernando Moura.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas