“Descoloração Global Pré Carnaval” no Museu de Arte do Rio

Intervenção "Descoloração Global Pré Carnaval", no MAR. Imagem: Divulgação.

Cabeleireiros convidados pelo artista Maxwell Alexandre vão platinar o cabelo do público. Ação acontece nos pilotis no museu e terá ainda piscina de plástico para os participantes se refrescarem

 

O Museu de Arte do Rio – MAR já entrou em clima de folia e convida o público para a brincadeira que acontece amanhã, dia 04 de fevereiro. Quem comanda a festa é o artista Maxwell Alexandre, que promove a intervenção “Descoloração Global Pré Carnaval”. A ação faz parte da programação paralela da exposição “Pardo é Papel”, individual do jovem pintor carioca em cartaz no MAR até maio.

“Eu pinto o cabelo de louro desde 2013. Quando ainda era criança já queria descolorir, porque é uma cultura forte na favela, mas minha mãe nunca deixou, falava que era coisa de vagabundo. Isso mudou bastante quando celebridades do mundo todo adotaram esse estilo. Depois que eles assumiram essa estética a moda rapidamente absorveu e virou prática comum nas favelas do Rio de Janeiro, principalmente antes de datas festivas, como o Carnaval e o Ano Novo”, conta Maxwell.

Figuras de cabelos platinados são recorrentes nas pinturas do artista nascido e criado na Rocinha.

Para a intervenção desta terça-feira Maxwell convidou cabeleireiros da comunidade para descolorir gratuitamente os cabelos do público. Uma piscina de plástico de 3 mil litros também será montada nos pilotis do MAR para os visitantes que quiserem se refrescar. Realizada duas vezes pelo artista – em 2018, na frente da Galeria A Gentil Carioca, e no fim de 2019, na Rocinha – a “Descoloração Global” é também um comentário de liberdade, uma afirmação de rebeldia e empoderamento frente a qualquer estrutura discreta e indiscreta de aprisionamento do corpo negro.

A Exposição Pardo é Papel, do artista Maxwell Alexandre, segue até maio também no MAR, sempre das 10h às 17h, e todas as terças a entrada nas exposições é gratuita.

 

Descoloração Global pré-Carnaval

Data: 4 de fevereiro

Horário: de 12h às 16h

Entrada gratuita