Cursos gratuitos: Escola Spectaculu seleciona jovens

A Spectaculu, escola de arte e tecnologia que oferece formação profissional a jovens desde 1999 na Região Portuária, está com inscrições abertas para cursos gratuitos nas áreas de Tratamento de Imagem e Som. O processo seletivo acontece nos dias 05 e 06 de julho. A ficha de inscrição está disponível no site www.spectaculu.org.br até 01 de julho.

O curso de Som oferece formação em captação de áudio, gravação em estúdio, técnicas de engenharia de som e produção musical. A escola oferece 20 vagas para o novo curso, divididas em duas turmas no horário da manhã (8h às 12h30) e da tarde (14h às 17h30). Já a turma de Tratamento de Imagem contempla 10 vagas no horário da manhã. No curso, o aluno aprende a utilizar ferramentas e recursos tecnológicos que permitem manipular, tratar e melhorar fotografias digitais, através de noções de tratamento de cor, contraste, definição e de tecnologia de impressão. As aulas de ambos os cursos acontecem de segunda a sexta, com carga horária de 20 horas semanais.

 

IMG_9692
Jovens da Spectaculu durante aula (Créditos: Divulgação)

 

Os requisitos para participar do processo seletivo são: ter entre 17 (completos) e 21 anos; morar em área de vulnerabilidade social (bairros ou comunidades do Grande Rio); estudar ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública; e estar disponível para aulas de segunda a sexta-feira. O curso de Som não possui pré-requisitos, bastando ao candidato ter afinidade e interesse com as áreas de áudio, músico e tecnologia. Interessados no curso de Tratamento de Imagem devem possuir conhecimentos básicos no software Adobe Photoshop.

O processo seletivo acontece na sede da instituição, através de agendamento prévio por telefone. O teste para admissão consiste de entrevista e produção de texto. As aulas têm previsão de início para agosto. Todos os cursos da Spectaculu são gratuitos e possuem dez meses de duração (com exceção para Tratamento de Imagem, que dura seis meses). Os alunos recebem bolsa-auxílio mensal, material didático e 2 refeições diárias (almoço e lanche ou café e almoço).

A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 no Cais do Porto do Rio de Janeiro pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth. A instituição é uma escola de ponta que visa a formação crítica, a capacitação e a inserção profissional no mundo dos espetáculos de jovens de 17 a 21 anos, oriundos de regiões de vulnerabilidade social do Grande Rio. Todos os cursos oferecidos são gratuitos e contemplam as áreas técnicas de Artes Cênicas e Arte e Tecnologia. Cerca de 150 alunos passam pela escola todos os anos. Em 16 anos, a Spectaculu conseguiu inserir seus jovens técnicos em quase 5.000 vagas de trabalho.

 

SELEÇÃO SPECTACULU 2016
Tel.: (21) 3149-9065 / 2547-0463 / 98438-5020
Endereço: Via Binário do Porto, 847, Santo Cristo (Ao lado do Hotel Rodoviário)
Data: 05 e 06 de julho de 2016 (Inscrição no site até 01 de julho)
Dúvidas sobre o processo seletivo e inscrições: inscricoes@spectaculu.org.br
www.spectaculu.org.br